Antena 1 - Home

Vírus transmitido por borrachudo pode chegar ao meio urbano

  • 21/07/2017 12:18
Imagem: Vírus transmitido por borrachudo pode chegar ao meio urbano

Especialistas cogitam que vírus oropouche  transmitido por borrachudo pode chegar às grandes cidades. O vírus pode causar  febre alta, meningite e meningocefalite. De acordo com a agência FAPESP, o anúncio foi feito durante palestra sobre vírus emergentes na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre até este final de semana na Universidade Federal de Minas Gerais.


 América do Sul

O  vírus, que se adaptou ao ambiente urbano, é transmitido por um mosquito, comum nas Américas do Sul, Central e Caribe.


Países como o Peru e o Caribe relataram  casos da febre oropouche. Já no Brasil, pesquisadores de um departamento da USP de Ribeirão Preto, em 2002, detectaram mais de 100 casos de pessoas infectadas em Manaus.

O vírus foi isolado em animais no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e em Goiás. Nesses locais anticorpos neutralizantes, que ativa o sistema imunológico para combater o oropouche, foram detectados.


Sintomas e doenças 

Pacientes relataram que os sintomas típicos da infecção são similares aos da dengue, como febre alta, dores articulares, de cabeça e atrás dos olhos. No início, os pacientes, que estavam infectados com a doença, foram diagnosticados com dengue. Além disso, alguns deles tiveram infecção no sistema nervoso central.


Os pesquisadores observaram que algumas doenças de base ou imunodepressão; como neurocisticercose, infecção do sistema nervoso central pela larva da tênia e aids podem ser facilitadoras  para que o vírus chegue ao sistema nervoso central.