Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

1 mês de guerra na Ucrânia, cúpula da Otan e mais desta quinta

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Internacional

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que pessoas de todo o mundo se manifestem pela paz nesta quinta-feira, quando a guerra com a Rússia completa um mês. O pedido, feito em uma mensagem de vídeo gravada em inglês, foi divulgado às vésperas de encontros de lideranças do Ocidente.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participa da cúpula extraordinária da Otan, em Bruxelas, para discutir a guerra na Ucrânia. A agenda de Biden ainda inclui reuniões com líderes do G7 e da União Europeia. Ele viaja amanhã para a Polônia, principal destino dos refugiados ucranianos.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que também participa da cúpula da Otan, cobrou apoio militar irrestrito. Em um discurso por videoconferência, Ele pediu 1% dos aviões e tanques dos países da aliança. O secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, prometeu fazer o possível para ajudar os ucranianos a se defenderem.

A Ucrânia anunciou que a Rússia concordou com a criação de sete corredores humanitários nesta quinta-feira. A cidade de Mariupol, que está cercada pelas tropas russas, não está entre as contempladas. O governo ucraniano estima que 100 mil civis tentam deixar a região.

Economia

O Banco Central elevou para 7,1% a estimativa de inflação para 2022, indicando estouro da meta pelo segundo ano seguido. O número consta do Relatório Trimestral de Inflação divulgado hoje. No documento, o BC mantém a previsão de crescimento do PIB em 1% e projeta uma nova alta na taxa de juros.

O Senado convocou para esta quinta-feira uma sessão temática sobre os efeitos da guerra na Ucrânia para a economia brasileira. A senadora Simone Tebet, uma das parlamentares que propuseram o debate, destacou a importância das exportações russas de petróleo e fertilizantes. Ela defendeu diálogo e equilíbrio para evitar uma crise alimentar.

Nacional

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de um inquérito para investigar a suspeita de favorecimento na liberação de verbas do Ministério da Educação. Em uma gravação publicada pela Folha de São Paulo, o ministro Milton Ribeiro afirma que prioriza os municípios indicados por dois pastores que não têm cargo no governo. Em entrevista à CNN, ele disse que a distribuição de recursos segue critérios técnicos.

A Comissão de Educação do Senado aprovou um convite para que Ribeiro preste esclarecimentos sobre a suspeita de favorecimento na liberação de verbas da pasta. Ele deve ser ouvido na próxima semana.

Ministério da Saúde passou a recomendar a quarta dose da vacina contra Covid para idosos acima de 80 anos. A pasta orienta a aplicação quatro meses após a terceira dose, preferencialmente com o imunizante da Pfizer. Alguns estados já aplicam o reforço.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 1 mes de guerra na ucrania …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.