2ª rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia, status da Covid no Brasil e mais desta quinta
Veja o que foi notícia na manhã de hoje
Publicada em
Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!
Nacional
O Ministério da Saúde informou que estuda rebaixar o status da Covid no Brasil para endemia. Em nota, a pasta afirmou que avalia a medida levando em conta o comportamento do vírus do país. O planeta vive uma pandemia desde março de 2020, segundo a Organização Mundial de Saúde.
A folga de Carnaval será estendida no Congresso Nacional, que só retomará os trabalhos na segunda-feira. Os deputados e senadores não terão nenhuma sessão nesta semana. No Senado, as próximas pautas incluem projetos sobre os preços dos combustíveis e a regulamentação de operações com criptomoedas e jogos de azar no Brasil.
Economia
O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento sobre a constitucionalidade do aumento do fundo eleitoral. O placar está em 5 votos a 1 para manter o valor de quase R$ 5 bilhões aprovado pelo Congresso. Uma ação do Partido Novo propõe que a quantia seja reduzida à proposta pelo governo, de pouco mais de R$ 2 bilhões.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou para o próximo dia 12 uma viagem ao Canadá para negociar a importação de fertilizantes. Em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, a dependência brasileira do potássio russo preocupa o governo. Segundo a ministra, no entanto, não há riscos de desabastecimento na safra atual.
Internacional
Uma segunda rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia está prevista para hoje na fronteira com Belarus. Os dois países devem enviar representantes para discutir a possibilidade de um cessar-fogo. O primeiro encontro, que aconteceu na última segunda-feira, terminou sem acordo.
Os presidentes Emmanuel Macron, da França, e Vladimir Putin, da Rússia, se falaram por telefone durante uma hora e meia nesta quinta-feira. Essa foi a terceira conversa entre os líderes desde o início da invasão da Ucrânia. Macron também voltou a falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O comitê do Congresso dos Estados Unidos que investiga a invasão do Capitólio concluiu que o ex-presidente Donald Trump se envolveu em uma conspiração criminosa para reverter a derrota na eleição. Em um documento protocolado na Justiça, os parlamentares disseram ter evidências de que Trump tentou fraudar o país. A sede do Congresso americano foi atacada por apoiadores do republicano durante a sessão de certificação de votos, em 6 de janeiro do ano passado.
A Austrália Ocidental, único estado australiano que ainda mantinha as fronteiras fechadas por conta da pandemia, voltou a receber turistas nesta quinta-feira. Os viajantes totalmente vacinados não precisam mais cumprir quarentena na chegada. A reabertura acontece quase quatro meses depois do país começar a relaxar o isolamento.
Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO