Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

22º dia de guerra na Ucrânia, queda na atividade econômica e mais desta quinta

VEJA O QUE FOI NOTÍCIA NA MANHÃ DE HOJE

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com a equipe ministerial no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira. A reunião ocorre em meio a negociações sobre a saída daqueles que desejam se candidatar nas eleições. O prazo para que os ministros deixem os cargos para concorrer termina em abril.

Economia

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado uma prévia do PIB, caiu 0,99% em janeiro, na comparação com dezembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador registrou estabilidade. Em 12 meses, o IBC-Br acumula alta de 4,73%.

O governo federal pode anunciar hoje a liberação de um saque emergencial, de até mil reais por trabalhador, das contas ativas ou inativas do FGTS. A Caixa deve iniciar o pagamento ainda este mês. A antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS também deve ser comunicada.

O governo cortou a projeção para o crescimento do PIB neste ano de 2,1% para 1,5%. Já a estimativa de inflação subiu de 4,7% para 6,5%. O Ministério da Economia atualizou hoje os dados, que estavam inalterados desde novembro.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu elevar a taxa de juros de 10,75% para 11,75% ao ano. Trata-se do maior patamar da Selic desde 2017. O Copom já prevê outro ajuste da mesma magnitude na próxima reunião, agendada para o começo de maio.

Internacional

Rússia e Ucrânia retomaram nesta quinta-feira as negociações sobre um possível acordo de paz. Desde o início da semana, as reuniões acontecem de forma virtual. Segundo o jornal Financial Times, os países discutem um plano de cessar-fogo com 15 tópicos, entre os quais a retirada das tropas russas e a neutralidade ucraniana.

O governo ucraniano anunciou a abertura de nove corredores humanitários nesta quinta-feira, quando o conflito com a Rússia chega ao 22º dia. A expectativa é retirar mais civis da cidade de Mariupol, sitiada por tropas russas. De acordo com a ONU, mais de 3 milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o início da guerra.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falará com o colega chinês, Xi Jinping, nesta sexta-feira. Segundo a Casa Branca, a conversa faz parte dos esforços para manter linhas abertas de comunicação e deve abordar a guerra na Ucrânia. A reunião acontece em meio à pressão de Washington para que Pequim não dê assistência à Rússia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quinta-feira que muitos russos estão se revelando traidores, mencionando os que se demitiram dos empregos e deixaram o país. Ontem, o presidente Vladimir Putin também se queixou daqueles que, segundo ele, estão em mais sintonia com o Ocidente. De acordo com a ONG OVD-Info, quase 15 mil pessoas foram presas na Rússia por se manifestarem publicamente contra a guerra.

Escrito por Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 22 dia de guerra na ucrania …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.