Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    Adesão da Suécia à Otan, superávit nas contas públicas e mais desta segunda

    Veja o que foi notícia na manhã de hoje

    Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
    Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

    Publicada em  

    Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

    Nacional

    O Ministério da Saúde instalou uma sala de situação para monitorar a hepatite infantil de causa desconhecida. A proposta é apoiar a investigação dos casos notificados em todo o país. O grupo conta com a participação de técnicos da pasta, da Organização Pan-Americana da Saúde e de especialistas convidados.

    O acesso à plataforma Currículo Lattes, que reúne informações de pesquisadores de todo o país, passou por mudanças nesta segunda-feira. De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a intenção é deixar o sistema mais seguro. Agora também é possível usar os dados da conta Gov.br para acessar a base de dados.

    O Ministério da Saúde incluiu a Covid na Lista de Notificação Compulsória. A comunicação pode ser feita por qualquer pessoa, em caso de suspeita ou confirmação da doença. Para médicos e outros profissionais da saúde, ela passa a ser obrigatória.

    Economia

    O setor público consolidado registrou superávit primário de R$ 4,312 bilhões em março, segundo o Banco Central. O valor engloba as contas do governo federal, estados, municípios e empresas estatais. A dívida pública recuou para 78,5% do PIB no mês, o menor patamar desde abril de 2020.

    O Brasil deve qualificar quase 10 milhões de pessoas para o setor industrial até 2025. A projeção é do Mapa do Trabalhador Industrial, divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria. Do total, dois milhões precisarão de formação inicial. O restante já está no mercado de trabalho, mas terá que se atualizar.

    Internacional

    Depois da Finlândia, a Suécia confirmou nesta segunda-feira que pedirá para entrar na Otan. Os Estados Unidos e o Canadá já prometeram uma aprovação rápida da adesão dos países. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a reação russa à expansão da aliança militar será proporcional à ameaça.

    A Ucrânia afirma ter expulsado as tropas russas de Kharkiv, a segunda maior cidade do país. A Rússia anunciou a abertura de um corredor humanitário para a retirada de soldados feridos da siderúrgica de Mariupol. O conflito já dura 82 dias.

    A Organização Mundial da Saúde alertou que a Covid pode se espalhar rapidamente na Coreia do Norte. O país, que anunciou o primeiro surto da doença na semana passada, ainda não iniciou a vacinação. A Coreia do Sul disse que não poupará esforços para ajudar a vizinha.

    A China registrou queda acentuada na produção industrial e nas vendas do varejo em abril, além do aumento do desemprego. A economia chinesa está sofrendo com a estratégia Covid Zero adotada para conter a pandemia. Principal centro financeiro do país, Xangai pretende encerrar o lockdown imposto há mais de seis semanas a partir do dia 1º de junho.

    Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. adesao da suecia a otan …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.