Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil não tem planos de ingressar na Opep por enquanto, diz ministro

Placeholder - loading - O ministro Bento Albuquerque 11/08/2021 REUTERS/Adriano Machado
O ministro Bento Albuquerque 11/08/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Alex Lawler

ABU DHABI (Reuters) - O Brasil não tem planos de ingressar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) por enquanto, embora esteja trabalhando com o grupo produtor, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nesta quarta-feira.

O presidente Jair Bolsonaro declarou em 2019 que queria que o país ingressasse na Opep, uma medida que provavelmente exigiria que o Brasil, um produtor em crescimento e o sétimo maior do mundo com base nos números de 2020, limitasse a produção de petróleo.

'No momento não há planos de ingressar na Opep. Continuamos trabalhando com a Opep de forma cooperativa', disse o ministro Albuquerque a repórteres em Abu Dhabi, durante uma conferência sobre energia, falando por meio de um tradutor.

A Opep agrupa o maior exportador Arábia Saudita e outros 12 países, incluindo os Emirados Árabes Unidos. Desde 2017, a Opep mantém um acordo com produtores não-membros, excluindo o Brasil, em um agrupamento conhecido como Opep+ para limitar a oferta e apoiar o mercado.

“Continuamos mantendo reuniões com Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos”, afirmou o ministro. 'Entendemos que temos que ter um bom relacionamento com Opep e Opep+.'

O Brasil foi o sétimo maior produtor mundial de petróleo em 2020, segundo dados da Administração de Informação de Energia do governo dos Estados Unidos, com 3,79 milhões de barris por dia.

Se ingressasse na Opep, o país se tornaria o terceiro maior produtor do grupo, fundado em 1960, e o novo membro mais significativo em anos.

Os preços do petróleo saltaram em 2021 para máxima de três anos, acima de 86 dólares o barril, no momento em que a Opep+ reduz as restrições de oferta postas em prática no auge da pandemia e a demanda mundial se recupera.

Questionado sobre se os preços estavam muito altos e se a culpa era da Opep+, o ministro disse que o Brasil e a Opep têm desafios semelhantes e que os preços do petróleo estavam tendo um impacto econômico.

“Consideramos que os preços do petróleo e do gás estão altos e têm impacto na economia brasileira. Entendemos também que isso é consequência da retomada da economia mundial”, afirmou.

Em janeiro de 2020, o ministro de Minas e Energia disse que o Brasil iniciaria discussões sobre adesão à Opep ainda naquele ano, mas uma fonte da Opep, falando sob condição de anonimato, disse nesta quarta-feira que a questão tinha ficado 'muito quieta'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil nao tem planos de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.