Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil quer Rússia dialogando em organismos internacionais, sinaliza secretário da Economia

Placeholder - loading - Foto de arquivo do ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, participando de uma reunião com membros do governo em Moscou, Rússia. 12 de março de 2020. Sputnik/Dmitry Astakhov/Pool via REUTERS
Foto de arquivo do ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, participando de uma reunião com membros do governo em Moscou, Rússia. 12 de março de 2020. Sputnik/Dmitry Astakhov/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil quer que a Rússia continue a fazer parte do diálogo em organismos multilaterais, indicou o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Alfredo Gomes, nesta quinta-feira.

A manifestação veio após Moscou ter pedido ajuda a Brasília, por meio de uma carta, com o objetivo de evitar uma exclusão dos russos das decisões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Questionado sobre a carta, Gomes disse que o Brasil acredita no diálogo aberto para alcançar uma resolução pacífica dos conflitos globais.

'Nossas pontes são os organismos internacionais, e a nossa avaliação é que essas pontes têm que ser preservadas', afirmou. 'Manter o diálogo é essencial, e essa é a posição que temos adotado.'

A Rússia encaminhou pedido de apoio do governo brasileiro no FMI, no Banco Mundial e no G20 após sofrer sanções por nações ocidentais diante da invasão à Ucrânia.

O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, escreveu uma carta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo o 'apoio do Brasil para evitar acusações políticas e tentativas de discriminação em instituições financeiras internacionais e fóruns multilaterais'.

'Nos bastidores, há um trabalho em andamento no FMI e no Banco Mundial para limitar ou até expulsar a Rússia do processo de tomada de decisão', escreveu Siluanov.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil quer russia dialogando …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.