Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil vota a favor de resolução na ONU, mas critica 'sanções indiscriminadas' contra Rússia

Placeholder - loading - Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a invasão da Rússia à Ucrânia 02/03/2021 REUTERS/Eduardo Munoz
Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a invasão da Rússia à Ucrânia 02/03/2021 REUTERS/Eduardo Munoz

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), Ronaldo Costa Filho, disse nesta quarta-feira que a aplicação indiscriminada de sanções à Rússia não leva à reconstrução do diálogo, e reafirmou a posição do país em defesa do imediato cessar-fogo.

As declarações do representante diplomático brasileiro ocorreram minutos após a Assembleia Geral da ONU ter adotado uma resolução --com o apoio do Brasil-- repreendendo a invasão russa da Ucrânia e que cobra de Moscou a imediata retirada de todas as suas forças da Ucrânia.

'A resolução não pode ser vista como algo que permita a aplicação indiscriminada de sanções. Essas iniciativas não levam à reconstrução do diálogo diplomático e ela traz consequências que vão além da situação atual', disse Costa Filho.

O embaixador disse ter apreciado o trecho da resolução em que diz que as partes devem respeitar a lei humanitária internacional para garantir a segurança dos civis e de quem presta trabalho humanitário.

Mas o representante diplomático disse que a resolução não vai longe em relatar que há uma série de hostilidades e que é 'apenas o primeiro passo para alcançar a paz'. Ele destacou que a 'paz sustentável' precisa de passos adicionais e lamentou o apoio da ONU em encontrar culpados.

'É algo apoiado pela comunidade internacional, mas a paz exige a retirada de tropas e também trabalho amplo das partes para o consenso. A única pré-condição deveria ser o cessar-fogo', disse.

Para Costa Filho, todas as partes devem mostrar 'flexibilidade e compreensão' e as soluções devem ser colocadas à mesa e estabelecidas por meio do diálogo. Ele conclamou aos atores que diminuam os ataques e as tensões e se engajem em um acordo diplomático entre Rússia e Ucrânia de forma a contribuir para o estabelecimento da segurança e estabilidade da região.

'Estamos prontos a trabalhar de forma resoluta em discussões nessa assembleia e em outros fóruns a esse respeito', finalizou.

A fala do embaixador brasileiro na ONU repete a linha que vem sendo adotada pela chancelaria brasileira de condenar a invasão russa à Ucrânia, iniciada na semana passada durante reunião do Conselho de Segurança da ONU.

As declarações, contudo, contrastam com a posição de neutralidade que o presidente Jair Bolsonaro tem tido em declarações públicas sobre o conflito. Bolsonaro, que pouco antes do início da guerra visitou o líder russo, Vladimir Putin, em Moscou, tem alegado a dependência do Brasil a fertilizantes para não condenar a atuação da potência militar.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil vota a favor de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.