Energia da Ucrânia para UE, queimadas na Amazônia e mais desta sexta
Veja o que foi notícia na manhã de hoje
Publicada em
Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!
Nacional
As queimadas na Amazônia bateram recorde em junho. O Inpe registrou mais de 2.500 focos de incêndio na região, maior número para o mês desde 2007. No acumulado do primeiro semestre, a área sob alerta de desmatamento superou 3.700 quilômetros quadrados, pior marca em 7 anos.
O Senado aprovou a nova versão da PEC dos Combustíveis, que prevê a decretação do estado de emergência no país e um pacote de mais de R$ 40 bilhões em benefícios sociais. A proposta cria um voucher para caminhoneiros e taxistas e aumenta os valores do Auxílio Brasil e do vale-gás até o fim do ano. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.
O prazo de inscrições para o Sisu do segundo semestre termina hoje. O programa usa as notas do Enem para selecionar alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior. A lista de aprovados será divulgada na próxima quarta.
Economia
O Índice de Confiança Empresarial, calculado pela Fundação Getulio Vargas, registrou alta de 1,4 ponto na passagem de maio para junho. Esse é o maior nível desde outubro do ano passado. Com o resultado, o indicador passou a acumular crescimento de 7 pontos no segundo trimestre.
A Intenção de Consumo das Famílias alcançou 80,2 pontos em junho, sexto mês seguido de crescimento. Os dados foram divulgados hoje pela Confederação Nacional do Comércio. Segundo a CNC, o otimismo dos brasileiros pode ser atribuído às medidas de suporte à renda e à evolução do mercado de trabalho.
Internacional
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que o país começou a exportar eletricidade para a União Europeia, por meio da Romênia. Zelensky afirmou que a energia ucraniana pode substituir parte considerável do gás russo consumido pelos europeus. Em uma rede social, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que isso trará uma fonte adicional de eletricidade para o bloco e uma receita muito necessária para Kiev.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu que a Ucrânia acelere o combate à corrupção. O país é candidato a integrar a União Europeia, mas o processo de adesão é longo. Em um discurso por videoconferência para o parlamento ucraniano, Von der Leyen disse que é preciso estruturar uma impressionante máquina anticorrupção.
O Brasil assumiu nesta sexta-feira a presidência temporária do Conselho de Segurança da ONU. O cargo é rotativo e durante o mês de julho será ocupado pelo embaixador brasileiro Ronaldo Costa Filho. 15 países participam do Conselho, 5 deles com cadeiras permanentes: China, Estados Unidos, França, Rússia e Reino Unido.
Segundo a Coreia do Norte, uma investigação interna indicou que o surto de Covid que atingiu o país foi causado pelo contato de moradores com um objeto na fronteira com a Coreia do Sul. Seul negou a acusação, alegando que não há possibilidade da doença ter se espalhado dessa forma. Há anos, ativistas sul-coreanos usam balões para enviar mensagens críticas ao governo de Kim Jong-un.
Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO