Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Entenda as diferentes formas de ouvir a rádio online da Antena 1

Tipos disponíveis vão de Alta Definição até filial em Roma; saiba mais

Placeholder - loading - Antena 1/Divulgação
Antena 1/Divulgação

Publicada em  

Quem costuma ouvir rádio com um fone de ouvido percebe com maior facilidade que, dependendo da estação escolhida, a qualidade do áudio pode variar. Cenário semelhante também é encontrado quando migramos para o ambiente online, com exceção de uma pequena diferença: ali, o ouvinte também consegue escolher por qual formato de áudio irá acompanhar a programação em tempo real de uma emissora.

No site da Antena 1, esses são divididos em cinco: HD, normal, baixo, alternativo e Roma. Além de atenderem a necessidades diferentes, essas opções – todas gratuitas – envolvem fatores como quantidade de internet em uso e navegador disponível (entenda abaixo).

Veja também: Antenna Uno: ouça a melhor rádio italiana no site da Antena 1

O termo “streaming”, desenvolvido na década de 1990 e popularizado com a melhora na qualidade da internet, se refere à transmissão instantânea de informações de áudio e vídeo pela internet. Isso significa que, quando alguém consome conteúdo via streaming, os dados são transmitidos praticamente em tempo real. No caso do áudio, por exemplo, um aplicativo consegue capturá-lo de uma mesa de som e, depois de codificá-lo, fazer o envio para um servidor na internet.

Assim, ao acessar a aba Ouvir rádio no portal da Antena 1, o ouvinte consegue escutar a mesma programação ao vivo da estação 94,7 FM de São Paulo. Logo abaixo da imagem do disco que está tocando no momento, ainda, pode escolher o “tipo de stream” com que irá acompanhar a emissora, alterando a qualidade de transmissão do áudio ou até mudando para a filial italiana, em Roma.

Abaixo, a Antena 1 reuniu as principais diferenças entre os cinco tipos de streaming da rádio online:

HD (formato de áudio: AAC+ 224k)

A opção HD (Alta Definição, em português) é descrita pelas organizações Digital Entertainment Group, Consumer Electronics Association e The Recording Academy como “um áudio sem perda de qualidade que é capaz de reproduzir todo o som de gravações que foram masterizadas [receberam o tratamento que dá mais volume ao produto final] a partir de fontes de música melhores do que a de qualidade de um CD”.

Trata-se de um formato aprimorado e de alta resolução. Para acessar essa opção, é necessário efetuar o login no site da rádio.

Normal (formato de áudio: AAC+ 64k e MP3 96k)

Como demanda menor gasto de internet em comparação com o HD, essa opção de áudio é recomendável para conexões mais fracas ou instáveis. Ela também é aceita pela maioria dos navegadores de internet, já que pode ser acessada em dois formatos: MP3 e AAC.

Essas duas siglas correspondem à diferentes tipos de “compressores de áudio”, sendo que, comparado ao MP3, o AAC consegue oferecer uma maior qualidade sonora mesmo em taxas de transmissões de dados menores. A escolha por um ou pelo outro fica à cargo do navegador de internet usado pelo ouvinte, que pode – ou não – suportar o de qualidade superior.

A opção “normal” também pode ser entendida como um meio termo entre qualidade de áudio e consumo de internet. Por isso, ao entrar na rádio online, o ouvinte é automaticamente conectado à ela.

Baixo (formato de áudio: AAC + 32k)

Indicada para usuários com baixa quantidade de dados de internet disponível, essa opção permite acompanhar a rádio online com o mínimo de qualidade sonora possível. Comparada às demais, está associada à experiência de menor resolução auditiva.

Alternativo (formato de áudio: AAC+ 64k e MP3 96k)

Com qualidade de áudio equivalente à “normal”, a opção “alternativo” é indicada para ouvintes que utilizam navegadores considerados antigos ou impopulares (como Opera e Safari), já que é baseada em um código de programação mais simples. Ao escolhê-la, uma nova aba será aberta na tela.

Roma (MP3 128k)

Escolhendo essa opção de streaming, o ouvinte será conectado à estação irmã da Antena 1 FM 94,7 de São Paulo: a Antenna Uno FM 107.1, localizada em Roma. No ar desde 1989, a emissora italiana possui as mesmas características da rede brasileira, apresentando uma programação musical selecionada que inclui nomes como The Beatles, Michael Jackson, Céline Dion, Duran Duran, A-Ha, Tina Turner, Elton John e Andrea Bocelli, além de lançamentos importantes do cenário musical local.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. entenda as diferentes formas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.