Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Exoneração de Bento Albuquerque, alta na inflação e mais desta quarta

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi exonerado do cargo nesta quarta-feira. A exoneração foi publicada a pedido na edição de hoje do Diário Oficial da União. O economista Adolfo Sachsida foi nomeado para assumir a pasta. Até então, ele integrava a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.

O Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição que aumenta para 70 anos a idade máxima para indicação a tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal. Atualmente, a Constituição prevê o limite de 65 anos. Por ser uma PEC, o texto não vai à sanção presidencial e será promulgada pelo Congresso Nacional.

O Tribunal Superior Eleitoral iniciou nesta quarta-feira um novo teste de segurança nas urnas eletrônicas. Nessa fase, investigadores verificam se as vulnerabilidades encontradas no primeiro teste foram sanadas. Em novembro do ano passado, especialistas em tecnologia tentaram acessar o sistema para identificar possíveis falhas.

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou que um milhão de candidatos já se inscreveram para o Enem. O prazo de inscrições começou nesta terça-feira e vai até o próximo dia 21. A taxa custa R$ 85 e pode ser paga por boleto, Pix ou cartão de crédito.

Economia

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país, ficou em 1,06% em abril. Segundo o IBGE, essa foi a maior variação para o mês em 26 anos. O IPCA acumula alta de 4,29% no ano e de 12,13% nos últimos 12 meses.

As vendas de veículos registraram alta de 0,3% em abril, melhor mês do ano para o setor. Já na comparação com o mesmo período de 2021, houve queda de 15,9%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela associação dos fabricantes, a Anfavea.

Internacional

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a guerra na Ucrânia não vai durar para sempre, mas o fim não será imediato. As negociações de paz vão acontecer em algum momento, afirmou ele. Nesta terça-feira, a Inteligência dos Estados Unidos também avaliou que a Rússia se prepara para um conflito de longa duração.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse que vai se candidatar à reeleição no ano que vem. A declaração foi dada em entrevista a uma televisão espanhola durante uma turnê oficial pela Europa. Fernández foi eleito em 2019, quando derrotou o então presidente, Mauricio Macri.

As máscaras deixarão de ser obrigatórias em aeroportos e voos na Europa a partir da próxima segunda-feira. Em comunicado conjunto, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças afirmam que vão retirar a recomendação de uso. Os órgãos lembram, no entanto, que o item continua a ser uma das melhores formas de proteção contra a Covid.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. exoneracao de bento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.