Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fitch mantém nota de crédito do Brasil em 'BB-', com perspectiva negativa

Placeholder - loading - O logotipo da Fitch Ratings pode ser visto em seus escritórios no distrito financeiro de Canary Wharf em Londres, Reino Unido, 3 de março de 2016. REUTERS/Reinhard Krause
O logotipo da Fitch Ratings pode ser visto em seus escritórios no distrito financeiro de Canary Wharf em Londres, Reino Unido, 3 de março de 2016. REUTERS/Reinhard Krause

Publicada em  

Atualizada em  

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou a nota de crédito soberano do Brasil em moeda estrangeira em 'BB-', com perspectiva negativa, a qual por sua vez reflete riscos negativos à economia, às finanças públicas e à trajetória da dívida.

O país segue, assim, três degraus abaixo do mínimo para ser considerado grau de investimento ('BBB-'), atrás de pares emergentes como México ('BBB-'), Chile ('A-'), Colômbia ('BB+') e Índia ('BBB-') e no mesmo patamar que África do Sul.

'Incertezas fiscais, elevada inflação e volatilidade do real vão pesar sobre a economia em 2022 e aumentar o risco de uma recessão total, enquanto os custos de empréstimos soberanos mais altos, juntamente com um déficit primário mais elevado, levarão a uma deterioração renovada das finanças públicas em 2022', disse a Fitch em comunicado.

'Riscos de baixa poderiam ser exacerbados por uma corrida eleitoral potencialmente polarizadora em 2022', acrescentou.

A agência pontuou que as perspectivas de consolidação fiscal de médio prazo serão influenciadas pelo resultado das eleições de 2022 e que, embora preveja que o próximo governo respeitará o teto de gastos, mudanças adicionais no teto não podem ser descartadas.

A Fitch avaliou que alterações no teto de gastos e o esforço para alterar as regras dos precatórios parecem ter tido relação com 'considerações eleitorais'.

'Dado o baixo nível de gastos discricionários e a crescente rigidez orçamentária com a introdução do 'Auxílio Brasil', outras reformas de gastos podem ser necessárias para conter as despesas obrigatórias a fim de cumprir o teto de gastos de maneira sustentada', afirmou a Fitch.

'Os riscos de baixa para as projeções fiscais da Fitch incluem um crescimento econômico mais fraco, custos de empréstimos acima do esperado e aumento imprevisto nos gastos em caso de a pandemia se agravar. Pagamentos de 'precatórios' acima do projetado também podem pesar no resultado', acrescentou.

A Fitch projeta nova deterioração fiscal para 2022, com déficit nominal de quase 8% do Produto Interno Bruto (PIB), após queda estimada para 5,1% em 2021 e disparada para perto de 14% em 2020. A mediana para países com nota de crédito na faixa 'BB', caso do Brasil, é de 4%.

Para a atividade econômica, o prognóstico é de crescimento de apenas 0,5% no ano que vem, após expansão estimada de 4,8% para 2021.

Assim como Fitch, S&P ('BB-') e Moody's ('Ba2') também colocam o Brasil na categoria de 'grau especulativo'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fitch mantem nota de credito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.