Guerra na Ucrânia, inflação do aluguel e mais desta sexta
Veja o que foi notícia na manhã de hoje
Publicada em
Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!
Nacional
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu até amanhã a exigência da declaração de saúde para os viajantes que chegam ao Brasil. Segundo a Anvisa, uma instabilidade no acesso ao sistema de preenchimento foi detectada na noite desta quinta. O comprovante de vacinação contra Covid e um teste negativo para a doença continuam sendo obrigatórios para entrar no país.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta sexta-feira o primeiro autoteste para Covid-19 que usa a saliva para detectar o vírus. A Anvisa também concedeu registro a outro teste, com coleta de amostra por swab nasal. Ao todo, quatro autotestes já foram liberados no país.
A Federação Brasileira de Bancos informou que não haverá atendimento ao público nas agências de todo o país na segunda e na terça-feira. Na Quarta-feira de Cinzas, o expediente será retomado a partir do meio-dia. As contas de consumo e os boletos com vencimento durante o Carnaval poderão ser pagos na quarta, sem acréscimo.
Economia
O Índice Geral de Preços – Mercado registrou variação de 1,83% em fevereiro, segundo a Fundação Getulio Vargas. Com isso, o IGP-M acumula alta de 3,68% no ano e de 16,12% em 12 meses. O indicador é conhecido como a inflação do aluguel por ser usado como referência para a correção de contratos.
O setor público consolidado registrou superávit primário de quase R$ 102 bilhões em janeiro. Esse foi o melhor resultado para qualquer mês na série histórica do Banco Central iniciada em 2001. No acumulado de 12 meses, o saldo positivo é de cerca de R$ 108 bilhões, o equivalente a 1,23% do PIB.
O Índice de Confiança dos Serviços, medido pela Fundação Getulio Vargas, caiu 2 pontos em fevereiro, quarto mês seguido de queda. Com isso, o indicador atingiu 89,2 pontos, o menor patamar desde maio do ano passado. O resultado foi influenciado tanto pela pioria na percepção de momento quanto pela redução das expectativas para os próximos meses.
Internacional
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta sexta-feira que o país está disposto a negociar se a Ucrânia soltar as armas. Um conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse à Reuters que o governo quer a paz e está pronto para o diálogo, inclusive sobre o status neutro em relação à Otan. Moscou quer impedir a expansão da aliança liderada pelos Estados Unidos no leste europeu.
A final da Champions League, marcada para o dia 28 de maio, foi transferida para Paris, capital francesa. Após a invasão russa ao território ucraniano, a Uefa, que é responsável pelo futebol europeu, decidiu não realizar a partida em São Petersburgo, como estava previsto. A entidade também determinou que clubes e seleções da Rússia e da Ucrânia mandem os jogos em campos neutros.
Os Estados Unidos informaram a expulsão do número dois da embaixada russa em Washington. A ação não estaria relacionada à invasão da Rússia à Ucrânia. Na semana passada, Moscou ordenou que um diplomata americano deixasse o país.
Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO