Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Invasão da Rússia à Ucrânia, queda no desemprego e mais desta quinta

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Internacional

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou na madrugada desta quinta-feira uma operação militar especial na Ucrânia. No pronunciamento televisionado, Putin afirmou que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira. O governo ucraniano confirmou uma invasão em larga escala e decretou lei marcial no país, quando as leis civis são substituídas por militares.

O governo brasileiro disse que acompanha com grave preocupação a invasão da Rússia à Ucrânia. Em nota divulgada nesta quinta-feira, o Itamaraty pediu o fim das hostilidades e uma solução diplomática para a crise. O comunicado defende que sejam considerados os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil.

O governo chinês disse que está monitorando de perto a crise na Ucrânia e pediu moderação a todas as partes. O país asiático voltou a criticar os Estados Unidos, que prometeram sanções severas após a invasão russa. Pequim afirmou que não pretende se precipitar e que sempre respeitou a soberania dos países.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, revogou o estado de emergência imposto na semana passada para conter os protestos contra as medidas sanitárias adotadas pelo país na pandemia. O mecanismo havia sido usado apenas uma vez na história canadense. A lei dava poder ao Executivo para suspender liberdades civis para manter a ordem, como impedir reuniões públicas e bloquear contas bancárias.

Economia

A Petrobras informou que registrou lucro recorde de mais de R$ 106 bilhões no ano passado. A cifra representa um crescimento de 1.400% na comparação com 2020. Com o resultado, a companhia anunciou a distribuição de cerca de R$ 37 bilhões em dividendos aos acionistas.

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,1% no quarto trimestre do ano passado. Segundo o IBGE, trata-se do menor índice desde o quarto trimestre de 2019. A população ocupada cresceu 3% na comparação com os três meses anteriores.

O Banco Central informou que o juro bancário médio subiu para 35,3% ao ano em janeiro, a maior taxa em mais de dois anos. Para as pessoas físicas, a taxa passou para 46,3%. Já para as empresas, o valor avançou para 21,3%.

O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getulio Vargas, caiu 1,7 ponto na passagem de janeiro para fevereiro. Essa foi a sétima queda seguida do indicador, que atingiu 96,7 pontos em uma escala da 0 a 200. Trata-se do menor nível desde julho de 2020.

Nacional

Após um pedido de vista, o Superior Tribunal de Justiça suspendeu nesta quarta-feira o julgamento sobre os procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde. A Corte deve decidir se a lista instituída pela Agência Nacional de Saúde Suplementar é exemplificativa, admitindo novos itens, ou taxativa, restrita aos já previstos. O placar está em 1 a 1 e a votação deve ser retomada em até 90 dias.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. invasao da russia a ucrania …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.