Invasão da Ucrânia, posse de Fachin no TSE e mais desta terça
Veja o que foi notícia na manhã de hoje
Publicada em
Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!
Nacional
O ministro Luiz Edson Fachin toma posse como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral nesta terça-feira em uma cerimônia virtual. Ele substitui Luís Roberto Barroso para um mandato de seis meses. Alexandre de Moraes assume como vice.
O Sisu deve divulgar nesta terça-feira o resultado da chamada regular para o primeiro semestre de 2022. O sistema seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. Os aprovados terão até o dia 8 de março para realizar a matrícula.
O prazo de inscrições para o Prouni do primeiro semestre de 2022 começa hoje e segue até sexta-feira. O programa oferece bolsas integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior. Os candidatos poderão usar as notas das últimas duas edições do Enem no processo seletivo.
Economia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo pretende reduzir em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados. É um movimento de reindustrialização do país, disse ele. Guedes também confirmou o lançamento de um programa de acesso a crédito e disse que está em estudo a liberação dos recursos do FGTS para a quitação de dívidas.
O Índice de Confiança do Consumidor subiu 2,9 pontos em fevereiro, segundo a Fundação Getulio Vargas. O indicador atingiu 77 pontos, o maior nível desde agosto do ano passado. O resultado reflete uma melhora tanto na avaliação sobre o presente quanto nas expectativas para os próximos meses.
O governo federal publicou uma Medida Provisória que prorroga até dezembro de 2023 o prazo de reembolso de eventos cancelados na pandemia. O limite era o fim deste ano. Com a MP, as empresas continuam obrigadas a remarcar as datas ou disponibilizar crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços.
Internacional
A ONU e a maioria dos países membros do Conselho de Segurança condenaram a decisão da Rússia de reconhecer a independência de repúblicas separatistas na Ucrânia e enviar tropas para as regiões. O embaixador ucraniano nas Nações Unidas afirmou que as fronteiras internacionalmente reconhecidas permanecerão inalteradas. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil defendeu a adoção de uma solução negociada para a crise.
As fronteiras de Israel serão reabertas a todos os viajantes estrangeiros, vacinados ou não contra a Covid-19, a partir de março. A única exigência será a apresentação de dois testes PCR negativos, um feito 72 horas antes da viagem e outro após o desembarque. Enquanto aguarda o resultado do segundo exame, o turista deverá cumprir isolamento em uma hospedagem indicada previamente.
Hong Kong exigirá que todos os mais de 7 milhões de habitantes sejam testados para Covid-19 a partir de meados de março. Em meio a um surto do vírus, o governo local determinou o fechamento de escolas e estabelecimentos como academias e salões de beleza. Voos vindos de nove países e reuniões com mais de duas pessoas também estão proibidos.
Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO