Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Moro no Podemos, inflação de outubro, COP26 e mais desta quarta

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro se filiou ao Podemos nesta quarta-feira em uma cerimônia em Brasília. Há pouco menos de um ano da eleição, o ato abre caminho para a candidatura de Moro à Presidência. Na pesquisa Genial-Quaest divulgada hoje, ele aparece com 8% das intenções de voto.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, em segundo turno, a PEC dos Precatórios, aposta do governo para viabilizar o Auxílio Brasil. A proposta adia o pagamento de dívidas da União reconhecidas pela Justiça e altera o cálculo do teto de gastos, abrindo um espaço de R$ 90 bilhões no Orçamento do ano que vem. A matéria segue para o Senado.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter a decisão da ministra Rosa Weber que suspendeu as emendas de relator, conhecidas como orçamento secreto. Ela também determinou o prazo de 30 dias para a divulgação dos documentos que embasaram a distribuição de recursos desde o ano passado. O julgamento segue aberto até o fim do dia no plenário virtual.

Economia

Puxado pela alta dos combustíveis, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país, subiu 1,25% em outubro. Segundo dados divulgados hoje pelo IBGE, trata-se da maior taxa para o mês desde 2002. O IPCA acumula variação de 8,24% no ano e de 10,67% em 12 meses.

O Senado aprovou a PEC que transforma a renda básica em um direito social. Pelo texto, a Constituição passa a garantir uma renda mínima, devida pelo Estado, a todo cidadão em situação de vulnerabilidade. A proposta segue para a Câmara.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que as instituições financeiras terão que divulgar métricas climáticas a partir do ano que vem. A expectativa é que o relatório seja publicado até a metade de 2023. Campos Neto participou de um evento no âmbito da COP 26 sobre risco climático no setor privado.

Internacional

A ONU publicou nesta quarta-feira o rascunho do documento que deve ser assinado pelos países no fim da Conferência sobre Mudanças Climáticas. O texto pede que os governos apresentem metas mais ambiciosas até o fim do ano que vem. A COP26, que está acontecendo em Glasgow, na Escócia, termina na próxima sexta.

A Nasa adiou em pelo menos um ano a próxima missão tripulada à Lua, que estava prevista para 2024. O atraso foi causado por um processo movido pela Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, contra o governo dos Estados Unidos pela assinatura de um contrato com a SpaceX, de Elon Musk. As informações são do chefe da agência americana, Bill Nelson.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Pfizer fizeram uma reunião de pré-submissão do pedido de indicação da vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos. Em nota, a Anvisa informou que a dose seria ajustada e menor que a aplicada em jovens com mais de 12 anos. Ainda segundo a agência, a farmacêutica deve apresentar o pedido em breve.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. moro no podemos inflacao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.