Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Podcast Antena 1 - Notícias 14/01/2022

Confira as principais notícias de hoje

Placeholder - loading - Podcast Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias do dia. Crédito da imagem: Antena 1
Podcast Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias do dia. Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira no podcast o resumo das notícias que foram ao ar hoje, dia 14/01/2022, pela Antena 1!

Transcrito:

[00:00:00] Antena 1 Noticias Bom dia, estudo realizado em Manaus, no Amazonas, revelou que até as partículas mais finas de poluição impactam os mecanismos de formação e desenvolvimento das nuvens e altera o regime de chuvas.

[00:00:21] O trabalho comprovou, por meio de um processo químico conhecido como oxidação, que pequenos aerossóis expedidos por fábricas ou equipamentos de carro, por exemplo, crescem muito rapidamente, atingindo o tamanho até quatrocentos vezes maior.

[00:00:36] E esse fenômeno interfere na formação das gotas de chuva, os aerossóis são partículas suspensas no ar.

[00:00:43] Eles podem ser produzidos naturalmente pela floresta ou como o que foi investigado neste estudo por atividades humanas.

[00:00:51] Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e autor do estudo publicado na Science Adversas, disse à Agência FAPESP que entender os mecanismos de formação de nuvens e de chuvas na Amazônia é um grande desafio pela complexidade de processos físico químicos não lineares da atmosfera.

[00:01:13] A pesquisa realizada aumenta a precisão de modelos e de simulações matemáticas sobre as mudanças climáticas.

[00:01:20] Os dados foram coletados com o auxílio de aviões que sobrevoaram a região de Manaus em baixa altitude, percorrendo cerca de cem quilômetros de trecho de poluição produzida entre dois mil e catorze e dois mil e quinze.

[00:01:33] Antes da investigação, pouco se sabia sobre a atuação dessas nano partículas nos regimes de chuvas.

[00:01:40] Os mecanismos de formação de nuvens defendem de inúmeros parâmetros atmosféricos e, no caso dos aerossóis, eles interferem na compensação das gotas.

[00:01:51] Segundo os pesquisadores, o projeto deve continuar de forma ampliada, captando novos dados.

[00:01:57] A equipe vai realizar este ano o experimento química da atmosfera.

[00:02:01] Experiência de campo no Brasil com o auxílio de uma aeronave alemã que pode voar a quinze quilômetros de altitude.

[00:02:08] Além disso, estudos similares usando o sensoriamento remoto também estão sendo realizados no meio da Floresta Amazônica e daqui a pouco você vai ouvir no Podcast Antena 1 Noticias.

[00:02:21] O Brasil volta ao ranking dos dez países com mais casos de couve de dezanove por Novak para crianças começa a ser testada hoje no Espírito Santo.

[00:02:33] Bolsonaro dá mais poder à Casa Civil da execução do orçamento O Brasil voltou a ser um dos dez países mais infectados pelo coronavírus na quinta feira, Apesar da falta de dados no sistema do Ministério da Saúde, no ranking divulgado pelo portal ao avô de data, ligado à Universidade de Oxford, o país aparece na nona posição na frente da Alemanha e logo atrás do Reino Unido.

[00:02:58] O recorde global de três milhões e seiscentos mil casos de couve de dezanove foi impulsionado, dessa vez pela Índia.

[00:03:07] Tem início nesta sexta feira no Espírito Santo, uma pesquisa para testar a eficácia da vacina Corona vaca em crianças e adolescentes.

[00:03:14] Ao todo, serão mil duzentos e oitenta participantes de três a dezessete anos que ainda não receberam o imunizante contra convide.

[00:03:22] Eles serão divididos em dois grupos os que recebem a Corona Vaca e os que serão imunizados com a vacina da fazer.

[00:03:31] O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que dá mais poder à Casa Civil na execução do orçamento.

[00:03:37] A nova regra determina que as ações, como a abertura de créditos suplementares ou transferências orçamentárias estão condicionadas à manifestação prévia favorável do ministro de Estado chefe da Casa Civil da Presidência da República, o senador Ciro Nogueira.

[00:03:53] Essas e outras notícias você ouve aqui Antena 1 Oferecimento, Água Rocha Branca, Eu Sou João Carlos Santana e você está ouvindo Podcast Antena 1 Noticias com mais informações da convide no mundo.

[00:04:09] A Espanha autorizou a aplicação da quarta dose da vacina contra o coronavírus a pessoas imunodeprimidas.

[00:04:16] A dose de reforço será aplicada aos cinco meses da última dose, informou o Ministério da Saúde.

[00:04:22] Além disso, para a população em geral, a terceira dose estará disponível a partir dos dezoito anos, ao invés dos quarenta, e poderá ser aplicada cinco meses após anterior.

[00:04:34] De acordo com reportagem da Reuters, os países mais pobres rejeitaram, em dezembro, mais de cem milhões de doses de vacinas, contra a convite do Programa Kovacs, da Organização Mundial da Saúde e de outras entidades.

[00:04:47] O motivo é a falta de estrutura desses países para conservar os imunizantes.

[00:04:52] A informação foi confirmada por uma fonte do Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância.

[00:04:58] Até o momento, o programa já entregou quase um bilhão de doses a quase cento e cinquenta países mais destaques internacionais.

[00:05:07] O vice ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, disse que está chegando a um impasse em seus esforços para convencer o Ocidente a impedir a Ucrânia de ingressar na aliança militar da Otan e ameaçou consequências.

[00:05:22] Como resposta, especialistas militares estão fornecendo opções ao presidente Vladimir Putin, caso a situação piore.

[00:05:30] Mas, segundo a autoridade, a diplomacia deve ter uma chance.

[00:05:35] O filho da rainha Elizabeth Segunda o príncipe Pedro renunciou na quinta feira aos seus títulos militares e abriu mão de cargos honorários.

[00:05:43] O anúncio da decisão pelo Palácio de Buckingham ocorre no momento em que ele enfrenta um processo civil nos Estados Unidos por agressão sexual.

[00:05:53] A embaixadora americana na ONU, Linda Thomas, afirmou que os Estados Unidos vão propor a catorze nações do Conselho de Segurança das Nações Unidas a adoção de novas sanções internacionais contra a Coreia do Norte.

[00:06:06] A decisão é uma reação depois que Pyongyang disparou vários mísseis balísticos nas últimas semanas.

[00:06:13] O anúncio não detalhou que tipo de sanções serão propostas ao conselho.

[00:06:19] A convite no Brasil, o Ministério da Saúde encaminhou à Anvisa pedido de autorização de uso de auto teste de convidar.

[00:06:26] O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que o objetivo é ampliar o acesso do diagnóstico e que as farmácias serão responsáveis por notificar os resultados.

[00:06:38] A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros prorrogou a suspensão voluntária das operações nos portos do país até quatro de fevereiro.

[00:06:47] A medida foi anunciada por meio de nota, após a recomendação da Anvisa pela suspensão definitiva da temporada e tem como objetivo alinhar as medidas para a retomada dos cruzeiros.

[00:06:59] O procurador geral do Ministério Público do Trabalho, José de Lima Ramos, alertou que as empresas precisam respeitar o tempo mínimo de afastamento dos trabalhadores que testaram positivo para a corrida e dezanove Nesta semana, o Ministério da Saúde reduziu o período de quarentena para sete dias, mas liberou a volta ao trabalho em cinco dias em caso de teste negativo.

[00:07:21] O procurador lembrou que a Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda uma média de sete dias para afastamento de pessoas assintomáticas e de dez a quinze dias para pessoas com sintomas.

[00:07:34] José de Lima disse que um prazo de cinco dias a própria ciência está descartando o Brasil registrou na quinta feira, noventa e sete mil e duzentos casos de convívio dezanove, somando agora mais de vinte e dois milhões.

[00:07:49] E oitocentos mil notificações desde o início da crise.

[00:07:53] Com isso, a média móvel de infecções nos últimos sete dias chegou a sessenta mil, a maior desde junho do ano passado, com tendência de alta.

[00:08:02] Também foram registradas cento e noventa mortes pela doença nas últimas vinte e quatro horas, totalizando mais de seiscentos e vinte mil e seiscentos óbitos.

[00:08:12] A média móvel de mortes nos últimos sete dias foi a cento e vinte e seis com tendência de alta, e os dados da vacinação mostram que já passa de cento e quarenta e cinco milhões e cem mil o número de brasileiros totalmente imunizados contra a convide, o que representa sessenta e oito vírgula quatro por cento da população.

[00:08:31] Onze estados não divulgaram dados da imunização.

[00:08:36] Mais destaques do Brasil.

[00:08:37] A Justiça Federal do Distrito Federal deu um prazo de cinco dias para que o governo explique o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que lidera a emissão de passagens para ministros de Estado e servidores públicos na classe executiva de Voos Internacionais.

[00:08:54] A norma, publicada na última quarta feira, reverte anterior, editada pelo ex presidente Michel Temer, que restringir as viagens à classe econômica.

[00:09:05] Marinheiros e donos de embarcações prestaram uma homenagem às vítimas da tragédia em Capitólio, na região dos Convênios, em Minas Gerais.

[00:09:13] Mais de oitenta lanchas se reuniram na região conhecida como Ilha da Fantasia e foram até o local, próximo ao acidente que deixou dez mortos.

[00:09:21] Os participantes soltaram balões como parte da cerimônia.

[00:09:26] Um desmoronamento de terra no Centro de Ouro Preto, em Minas, atingiu dois casarões históricos.

[00:09:32] Não houve feridos ou vítimas.

[00:09:34] Isso porque o Corpo de Bombeiros isolou o perímetro do entorno e a população já havia sido evacuada preventivamente no local que fica na encosta do Morro da Forca.

[00:09:46] O número total de desalojados por causa das chuvas em Minas subiu para mais de vinte e seis mil e quatrocentos, segundo a Defesa Civil.

[00:09:54] Em relação à quarta feira, o número de cidades em situação de emergência subiu na quinta de trezentos e quarenta e um para trezentos e setenta e quatro, o que corresponde a mais de quarenta por cento dos oitocentos e cinquenta e três municípios mineiros.

[00:10:09] O estado soma vinte e cinco mortes desde o início do período das chuvas.

[00:10:15] Economia O Departamento Econômico das Nações Unidas projetou que o ano de dois mil e vinte e dois será de recuperação da economia mundial, mas para o Brasil a previsão é de estagnação.

[00:10:27] Para os economistas da ONU, o Produto Interno Bruto brasileiro terá um dos desempenhos mais fracos do mundo, com a menor taxa real de crescimento entre todas as grandes economias entre as mais de cento e setenta economias listadas no estudo, o Brasil só terá um desempenho melhor que a Guiné Equatorial e me amar.

[00:10:48] O Brasil atingiu a marca de um milhão de unidades consumidoras com geração própria de energia a partir da fonte solar, segundo Absolar, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

[00:11:00] Ao todo, as instalações somam oito vírgula, seis giga watt de potência.

[00:11:05] O consumo equivale a cerca de dois terços da potência da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

[00:11:12] O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que o volume de serviços prestados no Brasil cresceu dois vírgula quatro por cento em novembro na comparação com outubro, se recuperando da perda acumulada de dois vírgula dois por cento nos dois meses anteriores.

[00:11:28] Com esse resultado, o setor ficou quatro e meio por cento acima do patamar pré pandemia registrado em fevereiro de dois mil e vinte.

[00:11:37] A Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação dos Magistrados Brasileiros, além de quatro confederações de servidores públicos, acionaram o Supremo Tribunal Federal contra a proposta de Emenda Constitucional dos Precatórios, promulgada no fim do ano passado.

[00:11:52] Um dos pontos questionados pela ação é o limite para desembolsos do governo com as dívidas reconhecidas pela Justiça.

[00:12:00] O grupo ressaltou que os questionamentos não são relacionados.

[00:12:04] A reformulação do Bolsa Família, Notícias do meio Ambiente, o polo Norte registrou uma explosão no número de raios em dois mil e vinte e um.

[00:12:13] Essa é a conclusão de um relatório apresentado pela Vai Usá-la, uma empresa finlandesa de acompanhamento ambiental.

[00:12:20] Monitoramento constatou precisamente sete mil duzentos e setenta e oito relâmpagos acima do paralelo oitenta, a região que fica ao norte da ponta mais ao norte da Groenlândia.

[00:12:32] Para os especialistas em clima, o fenômeno é mais um resultado do aquecimento global na Argentina.

[00:12:39] Com a onda de calor que atinge a região central da América do Sul, a cidade de Santa Isabel, em La Pampa, foi invadida por milhões de besouros.

[00:12:48] Moradores da localidade registraram nas redes sociais, em fotos e vídeos, a grande quantidade de insetos que, segundo a polícia, já estão danificando diversas instalações públicas na cidade.

[00:13:01] TVs novas mídias e notícias sobre o Dia e Awards.

[00:13:05] A premiação organizada pelo Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos, anunciou os indicados às categorias.

[00:13:12] Entre os principais candidatos estão os sucessos da Marvel.

[00:13:15] LOC Ivan da Virgem da biomax Outras séries do momento, como Deu e pilotos onde mortas, e Bill e Ted Laço, também entraram na disputa.

[00:13:27] A cerimônia de premiação acontecerá em vinte de março, A música do rapper, que era conhecido como Kim e West, foi confirmado como uma das atrações principais do Festival Coachella em abril, os Estados Unidos.

[00:13:42] O músico que trocou recentemente de nome foi destaque no noticiário americano porque está sendo investigado pela polícia em um caso de agressão que teria acontecido na quinta feira em Los Angeles.

[00:13:54] O último destaque do Podcast Antena 1 Noticias edição desta sexta, catorze de janeiro Um terremoto de magnitude seis ponto seis atingiu hoje a ilha indonésia de Java, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

[00:14:09] O sismo ocorreu a uma profundidade de trinta e sete quilômetros no sudoeste da região.

[00:14:15] Siga nossos Podcasts em Antena 1 ponto com ponto br Este foi o resumo das notícias que foram ao ar hoje na Antena 1.

[00:14:31] Depois de tanto o conteúdo legal que estão se hidratar com água coxa branca.

[00:14:36] O consumo regular de água durante o dia traz benefícios para a saúde, como por exemplo, manter a pele bonita hidratada Rocha branca da fonte direto para sua casa

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. podcast antena 1 noticias 14 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.