Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Podcast Antena 1 - Notícias 20/04/2022

Confira as principais notícias de hoje

Placeholder - loading - Podcast Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias do dia. Crédito da imagem: Antena 1
Podcast Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias do dia. Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira no podcast o resumo das notícias que foram ao ar hoje, dia 20/04/2022, pela Antena 1!

Transcrito:

[00:00:00] Antena 1 Noticias Bom dia, Arqueólogos brasileiros da Universidade Federal Rural de Pernambuco encontraram sobre a Igreja do Pilar, no Recife, mais de quarenta mil fragmentos de objetos diversos e mais de cem ossadas em uma área histórica e turística na comunidade do Pilar, além de vestígios do Forte de São Jorge, um dos mais antigos do Brasil.

[00:00:29] O material encontrado é considerado o maior achado urbano do país.

[00:00:33] Segundo a prefeitura da capital, a pesquisa arqueológica no local, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN, seguiu a determinação necessária para executar um projeto de construção de um conjunto habitacional para quatrocentos e vinte famílias.

[00:00:50] Com isso, a universidade foi chamada para participar do projeto.

[00:00:54] Foram feitas várias escavações e agora, com os vestígios do forte construído estrategicamente para lutar contra os invasores holandeses, não existe mais dúvida de que o lugar já era habitado centenas de anos atrás.

[00:01:08] Os fragmentos contabilizados ao longo de dois mil e catorze e também de dois mil e vinte eram de cerâmicas, peças de jogos, tijolo holandês, garrafas de bebidas, perfumes, remédios, moedas, bala de canhão, escova de dente e ossadas que indicam vestígios do que pode ser o maior cemitério arqueológico já encontrado no Brasil.

[00:01:30] Há indícios de que pessoas mortas na guerra e vítimas de doenças como a cólera e a gripe espanhola, que matou mais de quatro mil recifenses entre os séculos dezesseis e vinte, podem ter sido colocadas no local.

[00:01:43] Todo o material recolhido é levado para o núcleo de ensino e pesquisa arqueológica da universidade.

[00:01:49] Foram coletados pelos pesquisadores mais de cento e cinquenta mil fragmentos, que são levados ao centro de estudos, onde são higienizados e catalogados antes de serem analisados.

[00:02:01] A equipe também enviou amostras para os Estados Unidos para a datação por carbono catorze, uma técnica que deve definir em que período aconteceram as mortes.

[00:02:11] As primeiras pistas indicam que as ossadas são anteriores ao século dezanove.

[00:02:15] Segundo a arqueóloga historiadora Sueli Luna, em entrevista a jornalistas, o trabalho de escavação deve durar pelo menos mais um ano, porque a área total pode ser muito maior do que a descoberta até então e ainda há pontos onde a investigação nem começou.

[00:02:32] As invasões holandesas no Brasil ocorreram no Nordeste brasileiro pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais durante o século dezessete e se tornaram o maior conflito político militar da colônia.

[00:02:44] Segundo os historiadores.

[00:02:46] Embora concentradas no atual Nordeste, as invasões não se resumiram a um episódio regional.

[00:02:52] A epidemia de cólera que atingiu a cidade em mil oitocentos e cinquenta e seis mobilizou as autoridades da época para a implantação de uma série de medidas para evitar o avanço da doença.

[00:03:03] Já a gripe influenza espanhola surgiu no Recife em outubro de mil nove, cem dezoito, e se alastrou rapidamente pela cidade após o fim da Primeira Grande Guerra Mundial.

[00:03:14] Daqui a pouco, você vai ouvir Podcast Antena 1 Noticias não vê elementos para investigar Bolsonaro sobre suspeitas no MEC A decisão do TCU sobre privatização da Eletrobras, prevista para hoje, pode ficar para dois mil e vinte e três FMI melhor a previsão para o PIB brasileiro neste ano.

[00:03:36] A Procuradoria Geral da República concluiu que não há elementos que justifiquem a abertura de uma investigação contra o presidente Jair Bolsonaro pelas suspeitas de irregularidades no fornecimento de recursos pelo Ministério da Educação.

[00:03:49] A Procuradoria se manifestou a pedido da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, que é relatora de três pedidos da oposição para a investigação.

[00:03:57] O procedimento faz parte das regras do tribunal.

[00:04:01] A decisão do Tribunal de Contas da União sobre os rumos do processo de privatização da Eletrobras, a maior empresa brasileira de energia prevista para esta quarta feira pode ser adiada.

[00:04:12] Isso porque o ministro Vital do Rêgo Filho informou que pretende pedir vistas do processo.

[00:04:18] Se isso realmente acontecer, ele terá sessenta dias para analisar o caso, o que tornará impossível fazer a privatização neste ano.

[00:04:26] A intenção do governo de viabilizar a desestatização até treze de maio, prazo limite considerado pelo mercado para que grandes fundos de investimento possam entrar no negócio.

[00:04:38] Apesar da projeção que aponta a piora significativa sobre a economia global nos próximos anos, o relatório Our Economic Outlook, divulgado nesta semana pelo Fundo Monetário Internacional, revisou para cima a situação do Produto Interno Bruto brasileiro.

[00:04:52] O fundo espera agora uma alta de zero oito por cento neste ano e de um vírgula, quatro por cento em dois mil e vinte e três.

[00:04:59] Isso ocorreu porque o Brasil faz parte de um grupo que se beneficia dos preços altos das commodities no mercado internacional.

[00:05:08] Essas e outras notícias você ouve aqui.

[00:05:11] Antena 1 oferecimento, Água Rocha Branca, eu sou João Carlos Santana e você está ouvindo Podcast Antena 1 Noticias Eleições dois mil e vinte e dois Uma enquete virtual promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com a Organização Viração Educomunicação, apontou que seis em cada dez adolescentes afirmam que vão votar nas eleições de outubro.

[00:05:37] Foram entrevistados mais de três mil jovens, entre quinze e dezessete anos de todas as regiões do País.

[00:05:44] Ainda segundo a pesquisa, outros vinte e um por cento ainda não sabem dizer e quinze por cento não vão participar das eleições.

[00:05:52] Segundo o Unicef, a enquete não pode ser generalizada para a população brasileira, pela falta de rigor metodológico na representação das fatias da sociedade.

[00:06:03] O presidente nacional do PMDB, deputado Baleia Rossi, disse ao portal UOL que o ex governador de São Paulo João Dória é a única indicação do PSDB ao grupo de partidos que discutem uma candidatura unificada a presidente da República, pois o partido fez prévias e é preciso respeitar a decisão da legenda.

[00:06:22] E o ex governador João Dória se encontrou com o ex governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na terça feira, em São Paulo.

[00:06:29] De acordo com a CNN, citando fontes relacionadas aos tucanos, o convite para a reunião partiu de leite sem intermediações e teria sido prontamente aceito pelo ex governador de São Paulo.

[00:06:42] Destaques internacionais não Podcast Antena 1 Noticias A vantagem do presidente da França, Emmanuel Macron nas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial, em vinte e quatro de abril.

[00:06:54] Aumentou ainda mais na terça feira e isso foi o que apontaram três enquetes divulgadas, o mais alto nível do presidente francês nas pesquisas desde antes do primeiro turno.

[00:07:06] O governo espanhol negou as acusações de espionagem por dezenas de líderes separatistas da Catalunha.

[00:07:12] As auto intituladas vítimas da ação, dizem que o governo da Espanha teria vigiado essas pessoas por meio de um aplicativo nos celulares.

[00:07:20] A porta voz do governo, Isabel Rodrigues, afirmou que não se intervém em conversas se a ação não tiver sob a proteção da lei e do direito à guerra na Europa.

[00:07:32] O principal negociador da Ucrânia disse que o cerco dos militares russos na cidade de Mariupol e os fracassos nas tentativas de organizar corredores humanitários seguros para a retirada de civis ucranianos complicaram as negociações de paz.

[00:07:46] Os representantes dos dois países estão sem conversar desde vinte e nove de março.

[00:07:51] A situação ficou mais complicada com as alegações ucranianas de que tropas russas realizaram atrocidades em bucha, uma cidade que fica perto da capital, Kiev.

[00:08:00] O governo russo negou as acusações.

[00:08:04] A Rússia expulsou quarenta diplomatas dos Países Baixos, Bélgica e Áustria como resposta às medidas adotadas pelos países contra a guerra, informou o Ministério das Relações Exteriores por meio da agência de notícias Tass.

[00:08:17] Todos deverão deixar o país em até duas semanas.

[00:08:22] No Brasil, o Itamaraty colocou sob sigilo de cinco anos o acesso aos detalhes de documentos da visita do presidente Jair Bolsonaro, a Rússia, produzidos pela embaixada brasileira em Moscou.

[00:08:34] A decisão foi comunicada em resposta a um requerimento de informação encaminhado pela bancada do PSOL na Câmara dos Deputados.

[00:08:41] A justificativa é não pôr em risco a condução de negociações ou as relações internacionais do país a convite do mundo, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças a Agência Federal dos Estados Unidos retirou nesta semana a restrição de viagens ao Brasil.

[00:08:59] O órgão é responsável por elaborar as recomendações de viagem, que também serve como base para as orientações do Departamento de Estado, que o Brasil havia sido incluído na lista de nações consideradas de risco muito alto em janeiro, no Pico da Onda, provocada pela variante on micron da couve de dezanove.

[00:09:18] No Brasil, o país registrou na terça feira cento e noventa mortes pela doença em vinte e quatro horas, totalizando mais de seiscentos e sessenta e dois mil e duzentos óbitos.

[00:09:27] Desde o início da crise, a média móvel nos últimos sete dias é de cento e dois com tendência de queda.

[00:09:33] Também foram notificados mais de vinte mil e setecentos novos casos, somando mais de trinta milhões e duzentos mil.

[00:09:40] Com isso, a média móvel de infecções nos últimos sete dias foi a catorze mil e cem com tendência de queda.

[00:09:47] Destaques do noticiário econômico, o Ministério da Economia incluiu vinte e dois de abril na lista de pontos facultativos para servidores federais, de acordo com o Diário Oficial da União de terça feira.

[00:09:59] Com isso, dois mil e vinte e dois passa a ter nove feriados e seis pontos facultativos.

[00:10:04] Para os servidores, a portaria que estabelece a lista de feriados proíbe antecipação o adiamento do ponto facultativo.

[00:10:13] De acordo com pesquisa divulgada pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas, a confiança dos donos de pequenos negócios cresceu em março.

[00:10:20] No segundo mês consecutivo de alta, o movimento positivo foi influenciado principalmente por uma melhora na percepção das micro e pequenas empresas sobre a situação atual dos negócios.

[00:10:33] A doleira Nelma Kodama foi presa na terça feira, em Portugal, durante uma operação da Polícia Federal contra o tráfico internacional.

[00:10:40] Outras cinco pessoas foram presas no Brasil, entre elas, o ex secretário estadual de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Nilton Borba Gato, que está licenciado do cargo para disputar uma vaga de deputado federal.

[00:10:52] Nenhuma é suspeita de atuar como doleira para o narcotráfico.

[00:10:56] Ela chegou a ser condenado na Operação Lava Jato.

[00:10:59] A ex mulher do doleiro Alberto Youssef foi condenado em primeira instância em dois mil e catorze a dezoito anos de prisão por corrupção, evasão de divisas e organização criminosa.

[00:11:11] Música O diário norte americano que a lei que ficou famoso na década de mil e novecentos e noventa morreu aos cinquenta e cinco anos por complicações da Convide dezanove, considerado ícone do hip hop em Nova York.

[00:11:24] O artista morreu no domingo, mas a informação só foi confirmada pela família através de um comunicado da rádio Hot noventa e sete.

[00:11:32] Esta ação, na qual o Direito trabalhou por mais de duas décadas, [REJECT], cresceu no além.

[00:11:38] Ele foi o produtor de algumas mixtapes de reparos iniciantes que se tornaram conhecidos em todo o mundo, como Geisy e Eminem.

[00:11:47] Siga nossos Podcasts, dizem antena1.com.br.

[00:11:52] Este foi o resumo das notícias que foram ao ar hoje na Antena 1.

[00:12:02] Depois de tanto o conteúdo legal que estão se hidratar com água coxa branca, o consumo regular de água durante o dia traz benefícios para a saúde, como por exemplo, manter a pele bonita hidratada Rocha branca da fonte direto para sua casa.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. podcast antena 1 noticias 20 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.