Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Suspensão de corredores humanitários na Ucrânia, nomeação do ministro da Educação e mais desta segunda

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste domingo o fim da emergência de saúde pública decretada no início da pandemia. Apesar da queda no número de infectados e do avanço da vacinação, Queiroga ressaltou que a Covid-19 não acabou. Nos próximos dias, a pasta deve publicar uma portaria regulamentando a decisão.

A nomeação de Victor Godoy como ministro da Educação foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União. Ele assumiu o cargo interinamente no fim do mês passado, quando o ex-ministro Milton Ribeiro deixou o comando do MEC. Godoy era secretário-executivo da pasta desde meados de 2020.

O número de casos de dengue cresceu 85% este ano no Brasil, na comparação com o mesmo período de 2021. O dado é do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Até a última sexta-feira, foram notificados mais de 320 mil casos prováveis da doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti.

Economia

O Ministério da Economia informou que o projeto orçamentário de 2023 prevê reajuste e reestruturação de carreiras do funcionalismo público. Encaminhado ao Congresso Nacional na semana passada, o documento não apresenta os percentuais de reajuste. A informação é divulgada em meio a greves de categorias.

Puxado pelos combustíveis, o Índice Geral de Preços – 10, calculado pela Fundação Getulio Vargas, subiu 2,48% em abril. O IGP-10 considera os preços do atacado, do varejo e da construção. O indicador acumula inflação de 7,63% no ano e de 15,65% em 12 meses.

O Banco Mundial reduziu para 3,2% a estimativa de crescimento global este ano. Segundo a instituição, a guerra na Ucrânia foi o principal motivo do corte na projeção. É prevista uma contração de mais de 4% na região da Europa e da Ásia Central.

Internacional

A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, disse que é urgente abrir um corredor humanitário na cidade de Mariupol, que está sitiada há semanas. Apesar disso, a Ucrânia anunciou a suspensão das passagens pelo segundo dia seguido nesta segunda-feira. O país acusa a Rússia de desrespeitar os acordos de cessar-fogo para a retirada de civis das zonas de combate.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, afirmou que o continente europeu pode reduzir a dependência energética da Rússia antes do previsto. “A diversificação é possível e viável”, disse ele. Cerca de 40% do gás consumido pela Itália é de produção russa.

A economia chinesa superou as expectativas e cresceu 4,8% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas da China, em relação aos três meses anteriores, o PIB registrou alta de 1,3%. As projeções para abril são menos otimistas, sobretudo por conta do lockdown em Xangai, principal centro comercial do país.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. suspensao de corredores …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.