Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ucranianos no Brasil, eleição presidencial na França e mais desta segunda

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Internacional

A eleição presidencial da França será decidida no segundo turno, marcado para o próximo dia 24. O presidente Emmanuel Macron, que obteve cerca de 28% dos votos, disputará com a candidata de direita Marine Le Pen, que conquistou em torno de 23%. O pleito deste domingo registrou abstenção de 25 a 26% do eleitorado.

O Brasil concedeu 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária a ucranianos entre 3 e 31 de março. Uma portaria publicada no começo do mês passado facilitou a concessão de vistos e autorizações de residência humanitária. Segundo um balaço do governo brasileiro, o país também reconheceu quatro refugiados, enquanto 37 processos de refúgio seguem em andamento. A ONU estima que 4,5 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde a invasão russa.

A União Europeia debate nesta segunda-feira, em Luxemburgo, o sexto pacote de sanções contra a Rússia. A possibilidade de embargos às importações de petróleo e gás divide os 27 países-membros por conta da dependência energética de alguns. Na semana passada, o bloco aprovou o fim das importações de carvão russo a partir de agosto.

O bilionário Elon Musk, fundador da Tesla, desistiu de fazer parte do Conselho de Administração do Twitter. Na semana passada, ele revelou que havia comprado 9,2% da empresa, se tornando o maior acionista. A nomeação de Musk seria oficializada no último sábado.

A guerra deve derrubar o PIB da Ucrânia em 45%, segundo o Banco Mundial. Para a Rússia, a estimativa é de contração de 11% devido às sanções aplicadas por países ocidentais. A instituição ainda projeta que a economia dos países emergentes e em desenvolvimento da Europa e da Ásia Central encolha 4%.

Os mexicanos decidiram pela permanência do presidente López Obrador no cargo. Ele convocou um referendo para este domingo para reafirmar o poder. A taxa de participação, porém, não chegou nem a 20%, metade do necessário para validar a votação.

Nacional

O Ministério da Saúde deve discutir nesta terça-feira (12) se incorpora ao SUS o antiviral Paxlovid, pílula da Pfizer para o tratamento da Covid-19. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha. O medicamento já possui aprovação para uso emergencial em países como Estados Unidos, Canadá e China.

A senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência pelo MDB, afirmou que os candidatos do Centro Democrático não pontuam nas pesquisas de intenção de voto porque ainda não definiram uma candidatura única. “Não tem nome, não tem rosto”, disse ela. Em participação no evento Brazil Conference neste domingo, a parlamentar reforçou que um nome será escolhido até o dia 18 de maio.

Economia

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que a inflação de março foi uma surpresa. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo avançou 1,62% no mês passado, segundo o IBGE. Essa foi a maior taxa para o período em 28 anos.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ucranianos no brasil eleicao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.