Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

UE adota novas sanções contra Rússia e inclui veto a carvão e madeira

Placeholder - loading - Bandeiras da UE na sede da Comissão Europeia em Bruxelas 05/05/2021 REUTERS/Yves Herman
Bandeiras da UE na sede da Comissão Europeia em Bruxelas 05/05/2021 REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

Por Francesco Guarascio

(Reuters) - A União Europeia adotou formalmente, nesta sexta-feira, seu quinto pacote de sanções contra a Rússia desde a invasão da Ucrânia pelo país em 24 de fevereiro, incluindo proibições às importações de carvão, madeira, produtos químicos e outros produtos.

As medidas também impedem que muitos navios e caminhões russos acessem a UE, prejudicando ainda mais o comércio, e proibirão todas as transações com quatro bancos russos, incluindo o VTB.

A proibição das importações de carvão entrará em vigor totalmente a partir da segunda semana de agosto. Nenhum novo contrato pode ser assinado a partir desta sexta-feira, quando as sanções serão publicadas no Diário Oficial da UE.

Os contratos existentes terão que ser rescindidos até a segunda semana de agosto, o que significa que a Rússia pode continuar a receber pagamentos da UE pelas exportações de carvão até então.

'Estas novas sanções foram adotadas após as atrocidades cometidas pelas Forças Armadas russas em Bucha e outros lugares sob ocupação russa', disse o principal diplomata da UE, Josep Borrell, em comunicado.

O Kremlin disse que as alegações ocidentais de que forças russas cometeram crimes de guerra ao executar civis na cidade ucraniana de Bucha são uma 'falsificação monstruosa' destinada a denegrir o Exército russo.

Só a proibição do carvão é estimada pela Comissão Europeia em 8 bilhões de euros por ano em receitas perdidas pela Rússia. O valor é duas vezes maior do que a chefe da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, havia dito na terça-feira.

Além do carvão, as novas sanções da UE proíbem as importações da Rússia de muitas outras commodities e produtos, incluindo madeira, borracha, cimento, fertilizantes, frutos do mar de alta qualidade, como caviar, e destilados, como vodka, totalizando um valor adicional estimado em 5,5 bilhões de euros por ano.

A UE também restringiu as exportações para a Rússia de uma série de produtos, incluindo combustível de aviação, computadores quânticos, semicondutores avançados, eletrônicos de ponta, softwares, máquinas sensíveis e equipamentos de transporte, em um valor total de 10 bilhões de euros por ano.

As sanções também proíbem empresas russas de participarem de compras públicas na UE e estendem as proibições no uso de criptomoedas, que são consideradas um meio potencial para contornar as sanções.

A Comissão disse que outras 217 pessoas foram adicionadas à lista de sanções da UE como parte do novo pacote, o que significa que seus ativos na UE serão congelados e estarão sujeitos a proibições de viagens na UE.

A maioria deles é de líderes políticos das regiões separatistas de Luhansk e Donetsk, mas as sanções também atingiram grandes empresários, políticos e militares próximos ao Kremlin.

Com isso, cerca de 900 pessoas já foram sancionadas pela UE desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, que Moscou chama de 'operação especial' para desmilitarizar e 'desnazificar' o país vizinho.

(Reportagem de Francesco Guarascio e Bart Meije)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ue adota novas sancoes contra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.