Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

SEC acusa Vale de fazer declarações enganosas sobre segurança de barragens

Placeholder - loading - Logo da Vale no Rio de Janeiro 07/08/2017 REUTERS/Ricardo Moraes
Logo da Vale no Rio de Janeiro 07/08/2017 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por Chris Prentice

WASHINGTON (Reuters) - A comissão reguladora de mercados dos Estados Unidos (SEC) disse nesta quinta-feira que a mineradora brasileira Vale violou as leis de valores mobiliários ao fazer divulgações falsas e enganosas sobre a segurança de suas barragens antes de um desastre de 2019 que matou 270 pessoas em Brumadinho (MG).

A partir de 2016, a Vale teria manipulado auditorias de segurança de barragens, obtido certificados de estabilidade fraudulentos e enganado governos locais, comunidades e investidores com suas divulgações ambientais, sociais e de governança (ESG), disse a SEC.

O diretor de finanças e relações com investidores da Vale, Gustavo Pimenta, disse em teleconferência com analistas para comentar os resultados do primeiro trimestre que o processo judicial era esperado, e que a companhia vai contestar as alegações.

'Certamente discordamos (das acusações)... certamente, vamos contestar a alegação, isso vai levar seu próprio tempo e manteremos o mercado atualizado', afirmou ele.

Em um comunicado separado ao mercado, a Vale negou as acusações.

Em janeiro de 2019, a barragem da empresa na cidade mineira estourou, liberando um onda gigantesca de resíduos de mineração que esmagou um refeitório da própria companhia e destruiu partes de comunidades.

A Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo, supostamente sabia há anos que sua barragem de Brumadinho não atendia aos padrões internacionalmente reconhecidos de segurança de barragens, segundo a SEC.

Além do número de mortos, o desastre de Brumadinho causou 'danos ambientais e sociais imensuráveis' e levou a mais de 4 bilhões de dólares em perdas para a capitalização de mercado da Vale, disse a agência.

'Ao aproveitar ao máximo os mercados de capitais nos Estados Unidos, a Vale cometeu fraude de valores mobiliários ao ocultar intencionalmente os riscos de que uma de suas barragens mais antigas e perigosas, a barragem de Brumadinho, pudesse entrar em colapso', disse a SEC.

Sob a liderança democrata, a SEC prometeu reprimir as empresas listadas que possam estar inflando suas credenciais ESG (socioambientais e de governança) para atrair investidores e polir sua reputação, ou que possam estar minimizando os riscos relacionados.

A SEC divulgou no mês passado uma proposta histórica que exigia que as empresas listadas nos EUA divulgassem os riscos relacionados ao clima. No ano passado, criou uma força-tarefa de fiscalização para policiar má conduta relacionada a questões ESG.

A queixa da SEC, apresentada no tribunal federal de Nova York, acusou a Vale de violar disposições antifraude e relatórios das leis de valores mobiliários dos EUA.

As ações da Vale passaram a cair brevemente com a notícia das acusações da SEC, antes de engatarem nova alta na bolsa paulista.

(Reportagem de Chris Prentice, com reportagem adicional de Tatiana Bautzer, Roberto Samora e Marcelo Rochabrun)

((Tradução Redação São Paulo 55 11 56447751))

REUTERS RS LF NF

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vale fez declaracoes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.