Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lucro da Vale cai no 3º tri versus 2º tri com recuo de preços do minério

Placeholder - loading - Logo da Vale em mina em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)  04/02/2019 REUTERS/Washington Alves
Logo da Vale em mina em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) 04/02/2019 REUTERS/Washington Alves

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marta Nogueira e Roberto Samora

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora Vale registrou lucro líquido de 3,886 bilhões de dólares no terceiro trimestre, alta de 33,6% versus o mesmo período do ano passado, mas um recuo de 48,8% na comparação com o trimestre anterior, em meio a uma retração dos preços do minério de ferro, seu principal produto.

O resultado trimestral da empresa, publicado ao mercado nesta quinta-feira, também foi impactado por uma baixa contábil do negócio de carvão, de quase 2 bilhões de dólares.

O lucro líquido ficou abaixo de estimativa da Refinitiv, que previa 6,15 bilhões de dólares no período.

O preço médio de finos de minério de ferro realizado da companhia entre julho e setembro foi de 126,7 dólares por tonelada, contra 112,1 dólares um ano antes e 182,8 dólares no trimestre anterior.

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado, por sua vez, somou 6,938 bilhões de dólares entre julho e setembro, alta de 13,8% na comparação anual e queda de 37% na comparação com o segundo trimestre.

Além dos impactos nas receitas do negócio de minerais ferrosos, devido aos menores preços, a Vale também sentiu efeitos da paralisação dos funcionários em Sudbury, no Canadá.

No relatório, o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, ressaltou que a produção de minério de ferro da empresa foi próxima a 90 milhões de toneladas no trimestre, 'com um progresso significativo na retomada operacional do Complexo de Vargem Grande'.

Diante dos preços mais baixos, o executivo ressaltou que a empresa manterá a estratégia de priorizar valor sobre volume e otimização de custos, para criar e compartilhar valor com seus acionistas.

'Continuamos a trabalhar para melhorar a confiabilidade operacional, especialmente no negócio de Metais Básicos. Nossa geração de caixa continua robusta, superando o último trimestre em 18%, um ritmo que permitiu o pagamento de dividendos históricos em 2021', frisou.

A empresa aprovou ainda nesta quinta-feira um novo programa de recompra de ações, 'o que demonstra nossa confiança no potencial da Vale', afirmou Bartolomeo.

Os investimentos do terceiro trimestre somaram 1,248 bilhão de dólares, 109 milhões de dólares maior que no segundo trimestre, explicado pelo crescimento, conforme planejado, dos investimentos nos projetos de Salobo III e Serra Sul, maiores investimentos de manutenção para aumentar o fator de segurança do projeto da barragem de Torto e maiores gastos no negócio de carvão.

A empresa concluiu o trimestre com dívida bruta e arrendamentos em 13,585 bilhões de dólares, um pouco menor que no segundo trimestre.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vale registra lucro de us3886 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.