Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lucro da Vale soma US$5,4 bi no 4º tri com impulso de resultado financeiro

Placeholder - loading - Marca da Vale 6/12/2017 REUTERS/Brendan McDermid
Marca da Vale 6/12/2017 REUTERS/Brendan McDermid

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marta Nogueira e Roberto Samora

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora Vale teve lucro líquido de 5,4 bilhões de dólares no quarto trimestre, contra 739 milhões de dólares no mesmo período de 2020, com impulso do resultado financeiro, informou a companhia nesta quinta-feira.

Com isso, o valor superou as expectativas de analistas em pesquisa da Refinitiv, que previa um resultado líquido de 4,7 bilhão de dólares, apesar de uma queda de 18% no preço realizado do minério de ferro na comparação anual em meio a restrições na produção de aço na China no período.

Na comparação com o terceiro trimestre, houve uma alta de 39,6%, principalmente devido a reclassificação da variação cambial acumulada no patrimônio líquido, que elevou o resultado financeiro em 3,5 bilhões de dólares.

O efeito positivo, no entanto, foi parcialmente compensado por maiores despesas relacionadas ao rompimento de barragem em Brumadinho (MG), principalmente pela provisão adicional de 1,7 bilhão de dólares relacionada à descaracterização de barragens a montante.

A empresa também fez uma provisão adicional relacionada à Fundação Renova, responsável por gerir as reparações do rompimento de barragem em Mariana (MG), em 2015.

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado pro forma (excluindo despesas relacionadas a Brumadinho e à pandemia) somou 6,96 bilhões de dólares entre outubro e dezembro, versus 9,1 bilhões de dólares um ano antes.

No quarto trimestre, o preço realizado do minério de ferro (CRF/FOB) foi de 106,8 dólares a tonelada, versus 130,7 dólares no mesmo período do ano anterior e 126,7 dólares no terceiro trimestre.

O Ebitda de Minerais Ferrosos somou 6,369 bilhões de dólares, 361 milhões de dólares inferior ao do terceiro trimestre, devido principalmente aos menores preços realizados de finos de minério de ferro, que foram parcialmente compensados por maiores volumes de vendas e menores custos unitários.

'Ao longo do quarto trimestre, os cortes na produção de aço na China impactaram a demanda por minério de ferro e, como resultado, os preços recuaram em relação aos níveis elevados no terceiro trimestre', disse a Vale em seu relatório.

A empresa pontuou, no entanto, que as menores restrições sobre a produção de aço na China e o sentimento positivo sobre as perspectivas macroeconômicas do país sustentaram uma recuperação dos preços posteriormente.

Na avaliação da companhia, a produção mundial de aço crescerá ligeiramente em 2022, à medida que a economia global for fortalecida pela redução dos gargalos nas cadeias de abastecimento, pela permanência da demanda reprimida nos últimos anos e pelo aumento da confiança dos negócios e dos consumidores.

Em nota, o presidente da mineradora, Eduardo Bartolomeo, destacou avanços na recuperação da capacidade produtiva, impactada pelos desastres.

'Estamos também recuperando nossa capacidade de produção em minério de ferro e metais básicos, estabelecendo as fundações para criar e distribuir valor de forma consistente', disse o executivo, no relatório financeiro.

Após os grandes desastres em Brumadinho e Mariana, a empresa foi levada a interromper operações em diversas minas em Minas Gerais e tem trabalhado para elevar a segurança de suas estruturas e retomando aos poucos sua capacidade produtiva.

REMUNERAÇÃO

O lucro líquido em 2021 foi de 22,4 bilhões de dólares, 360% superior ao ano anterior, principalmente devido ao maior Ebitda ajustado proforma e sólidos resultados financeiros, segundo a companhia.

O Ebitda ajustado proforma foi de 33,8 bilhões de dólares no ano passado, alta de 54% ante 2020, com impulso de maiores preços realizados nos negócios de minerais ferrosos e cobre, parcialmente compensados maiores custos relacionados a preços de commodities e frete.

A Vale informou que o Conselho de Administração aprovou nesta quinta-feira dividendos de 3,5 bilhões de dólares, baseado no desempenho do segundo semestre de 2021, incluindo uma remuneração extraordinária de 1,25 bilhão de dólares, com pagamento feito em março.

A empresa encerrou o trimestre com dívida bruta e arrendamentos de 13,8 bilhões de dólares, e a dívida líquida totalizando 1,9 bilhão de dólares, ambos em linha com o terceiro trimestre.

A dívida líquida expandida aumentou para 15,1 bilhões de dólares, principalmente devido às provisões adicionais registradas no trimestre para a descaracterização das barragens a montante e da Fundação Renova.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vale tem lucro liquido de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.