Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Veja o que foi notícia na manhã desta quinta-feira (04/11/2021)

O dia começou com aprovação da PEC dos Precatórios, leilão do 5G e aprovação de antiviral contra Covid-19 no Reino Unido

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

Na madrugada desta quinta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto base da PEC dos Precatórios. A proposta prevê um limite para o pagamento das dívidas da União reconhecidas pela Justiça, abrindo espaço no Orçamento de 2022 para o Auxílio Brasil de R$ 400. A matéria ainda precisa ser aprovada em uma segunda votação antes de seguir para o Senado.

O IBGE inicia nesta quinta-feira o primeiro teste nacional do Censo Demográfico 2022, previsto para junho. A operação pretende verificar, entre outras coisas, o funcionamento dos sistemas de coleta de dados e os protocolos sanitários contra o Coronavírus. Os testes serão realizados em todos os estados do país até meados de dezembro.

Economia

A Agência Nacional de Telecomunicações inicia hoje o leilão do 5G, a quinta geração da internet móvel. Os envelopes com as propostas de 15 empresas e consórcios serão abertos na sede da Anatel, em Brasília. O serviço deve começar a ser oferecido nas capitais brasileiras até a metade do ano que vem.

A produção industrial brasileira caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro, quarto mês seguido de resultado negativo. De acordo com dados do IBGE, o setor encerrou o terceiro trimestre no vermelho e retrocedeu para um patamar abaixo do nível pré-pandemia. Na comparação com o ano passado, a indústria recuou 3,9%.

Internacional

O tema do dia na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é energia limpa. Mais de 40 países assinaram um acordo para eliminar o uso do carvão, combustível fóssil que foi responsável por 37% da eletricidade mundial em 2019. A COP26 segue até o próximo dia 12.

O Reino Unido se tornou o primeiro país a aprovar o uso da pílula antiviral contra a Covid-19, Molnupiravir. Em comunicado divulgado hoje, a Agência Reguladora de Medicamentos britânica afirmou que a fórmula é segura e eficaz. O medicamento pode reduzir pela metade o risco de hospitalização ou morte pela doença, segundo um estudo de fase 3.

A Europa voltou a ser o epicentro da pandemia, segundo o diretor da Organização Mundial da Saúde para o continente, Hans Kluge. Em entrevista coletiva virtual, ele disse que o ritmo atual de transmissão da doença na região é preocupante.

Os Estados Unidos anunciaram que a imunização contra Covid-19 será exigida de empresas com 100 empregados ou mais, profissionais da saúde e funcionários públicos federais no dia 4 de janeiro. A partir desta data, os não vacinados terão que realizar teste semanais. Segundo o governo americano, a medida deve afetar mais de dois terços de todos os trabalhadores no país.

O Conselho de Estado, órgão consultivo do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, aprovou a dissolução do Parlamento. Na semana passada, os parlamentares rejeitaram a proposta de Orçamento apresentada pelo governo, abrindo caminho para uma eleição. A data do pleito pode ser anunciada ainda hoje.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. veja o que foi noticia na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.