Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Veja o que foi notícia na manhã desta terça-feira (05/10/2021)

O dia começou com queda na produção industrial, depoimento de sócio da VTCLog na CPI da Covid e Nobel de Física

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo nesta terça-feira (05)!

Nacional

A CPI da Covid desistiu de convocar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para depor pela terceira vez. A Comissão decidiu apresentar um requerimento para que Queiroga responda, em até 48 horas, questionamentos sobre a vacinação no país. Esta é a última semana de depoimentos.

A CPI da Covid ouve nesta terça-feira o empresário Raimundo Nonato Brasil, sócio da VTCLog. A empresa de logística presta serviços ao Ministério da Saúde na distribuição de vacinas. O depoente obteve no Supremo Tribunal Federal um habeas corpus que permite ficar em silêncio para não se autoincriminar.

O senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, anunciou para o próximo dia 19 a leitura do parecer final. A votação está prevista para o dia 20. A Comissão ainda deve ouvir esta semana o diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Paulo Roberto Rebello Filho, e médicos que trabalharam na Prevent Senior.

Economia

A produção industrial brasileira caiu 0,7% na passagem de julho para agosto, terceiro mês seguido de recuo. Em relação ao mesmo período do ano passado, também foi registrada queda de 0,7%. Com o resultado, a indústria está 2,9% abaixo do nível pré-pandemia, segundo o IBGE.

A diretora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, disse que a previsão de crescimento para a economia mundial em 2021 deve ser revisada para baixo. O FMI havia projetado uma alta de 6% em relação ao ano passado. Ela citou riscos associados à dívida pública, inflação e divergências econômicas na esteira da pandemia.

Internacional

Em nota divulgada na noite passada, o Facebook atribuiu a pane global desta segunda-feira a alterações de configuração em roteadores que coordenam o tráfego de rede. Os usuários ficaram seis horas sem acesso às plataformas da empresa, que incluem o Whatsapp e o Instagram. A companhia informou que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados.

A eficácia da vacina da Pfizer permanece em 90% contra hospitalizações por Covid seis meses depois da segunda dose. A capacidade de prevenir infecções, no entanto, cai de 88% para 47% conforme o tempo. As conclusões são de um estudo realizado pela fabricante e publicado na revista The Lancet.

A Janssen anunciou que pediu autorização de uso emergencial para aplicação de um reforço da vacina que produziu contra Covid nos Estados Unidos. O pedido da farmacêutica do grupo Johnson & Johnson inclui dados de um estudo em estágio avançado. Aplicada 56 dias após a inicial, a dose adicional mostrou eficácia de 94% contra casos sintomáticos e 100% contra quadros graves.

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta terça-feira que Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi ganharam o Prêmio Nobel de Física. Eles venceram por contribuições inovadoras para a compreensão de sistemas físicos complexos. O trio deve dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, equivalente a cerca de R$ 6 milhões.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. veja o que foi noticia na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.