Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vetos presidenciais, teste de Covid de 4 minutos, crianças analfabetas e mais desta terça

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

40% das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos não sabiam ler ou escrever no ano passado. O dado é de um levantamento feito pela ONG Todos pela Educação com informações do IBGE. O número de crianças analfabetas saltou 65% na comparação com 2019, superando os 2 milhões.

Em sessão conjunta convocada para a tarde de hoje, o Congresso Nacional analisa 19 vetos do presidente Jair Bolsonaro. Para a derrubada dos vetos, é necessário o voto da maioria absoluta dos deputados e senadores. Entre os projetos em pauta, estão os que tratam da privatização da Eletrobras, propaganda partidária gratuita e dignidade menstrual.

Ao ser questionado por jornalistas nesta terça-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, negou atrasos na vacinação infantil contra Covid-19. Ontem, a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou a convocação de Queiroga para explicações sobre o assunto. O comparecimento é obrigatório, mas a data ainda não foi definida.

Economia

O Banco Central anunciou a criação de um novo site para consulta de dinheiro esquecido em contas bancárias. A página do BC saiu do ar após o lançamento do serviço, no fim do mês passado, por conta do grande número de acessos. O endereço valoresareceber.bcb.gov.br deve entrar em operação na próxima segunda-feira.

Os pagamentos do abono salarial referentes ao ano-base 2020 começaram nesta terça-feira. Os primeiros a receber são os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro. Para os servidores públicos, os depósitos serão realizados a partir da próxima semana.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central estima que a inflação deve superar o teto e somar 5,4% este ano. A projeção consta na ata da última reunião do Copom, realizada na semana passada, quando a taxa de juros aumentou 1,5%. O documento também indica que o ritmo de ajuste na Selic deve diminuir.

Internacional

Cientistas chineses anunciaram um teste de Covid-19 que entrega o resultado em quatro minutos e é tão preciso quanto o PCR. Em um artigo publicado na revista Nature, os pesquisadores afirmam que o exame analisa o material genético sem a necessidade de passar pelo laboratório. O estudo envolveu amostras de 33 pessoas infectadas que também fizeram o PCR e os resultados apresentaram uma coincidência perfeita.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que o colega russo Vladimir Putin garantiu que não haverá escalada na crise da Ucrânia. O Kremlin, no entanto, negou que Putin tenha prometido não realizar novas iniciativas militares. Os líderes se reuniram nesta segunda-feira em Moscou.

As manifestações de caminhoneiros contra medidas sanitárias, que já duram mais de 10 dias no Canadá, têm que parar, afirmou o primeiro-ministro Justin Trudeau. Ele disse que os canadenses tem o direito de protestar, mas não de bloquear a economia, a democracia ou o cotidiano da população. No último domingo, a capital Ottawa declarou estado de emergência.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vetos presidenciais teste de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.