Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Carly Simon

Carly Simon

Vinda de uma famà­lia de classe alta nova-iorquina, Carly Elizabeth Simon, começou cantando em duo com a irmã, Lucy, ainda bem pequena. No inà­cio dos anos 1960 a dupla, batizada de Simon Sisters lançou seu o single 'Winkin Blinkin' and Nod', encantando adultos e crianças. Logo Lucy se interessou por outra carreira, mas Carly decidiu seguir a diante e apostar na música.

Em fevereiro de 1971, começou seu trabalho solo e deu inà­cio a uma coleção particular de sucessos e prêmios que sempre a acompanharam ao longo da carreira. Seu estilo sempre foi o romântico, na maioria das vezes auto-biográfico, especialista em retratar os percalços amorosos femininos.O primeiro disco, homônimo, emplacou com 'That's the Way I've Always Heard That Should Be', uma canção anti-casamento formal, que ficou no Top Ten da revista Billboard por vários meses. Ainda no no mesmo ano, em novembro, outra canção 'Anticipation' esteve entre as 40 mais e Simon ganhou o Grammy de revelação do ano.



Em 1972, o terceiro álbum No Secrets levou o disco de ouro, com o sucesso de 'You're So Vain'. A fofoca sobre quem a música falava corria solta. Diziam as más-là­nguas, que era sobre Mick Jagger, que fez até uma participação especial na gravação da canção, com Carly. A identidade do personagem, nunca foi revelada.

Em novembro do mesmo ano, ela se casou com James Taylor, outro cantor e compositor romântico de grande sucesso. Pelo menos, musicalmente, a união parecia perfeita, os dois tinham o mesmo estilo e o público adorou a parceiria. O quarto disco de Simon, Hotcakes teve mais dois sucessos, 'Mockingbird', cantada em dueto com o maridão e 'Haven't Got Time for the Pain'. Com esse trabalho, a cantora conseguiu seu terceiro disco de ouro. No entanto, o casal veio a se divorciar em 1983, alegando "imcompatibilidade de agendas".

Playing Possum, de abril de 1975, foi outro disco que ficou entre as 10 melhores com a canção 'Atittude Dancing'. Já seu sexto álbum Another Passenger foi um fracasso de vendas. Em 1977, a volta ao topo foi garantida com o tema de James Bond no filme 007: O Espião que me Amava. Carly Simon atingiu o Gold Top Ten com o hit 'Nobody Does it Better' e a música foi tocada exaustivamente nas rádios. Hoje figura entre as 100 canções mais românticas da história, segundo a revista inglesa Q. Pegando carona no sucesso anterior, seu sétimo álbum, Boys in the Trees, de 1978, vendeu mais de um milhão de cópias.

Apesar disso, seus dois álbuns seguintes não tiveram tanta projeção assim. Em outubro de 1980, Carly sofreu uma estafa durante uma turnê de divulgação. Seu filho, Ben, estava doente e seu casamento (com James Taylor) em colapso. Ela saiu de circulação por algum tempo.

Em 1981, Carly lançou um álbum só de covers de músicas românticas, Torch.

Depois desse trabalho, sua carreira decola na Inglaterra, enquanto a popularidade cai nos Estados Unidos. Mas, novamente os temas de filmes a levam ao topo das paradas americanas.

Em 1986, o grande sucesso, 'Coming Around Again', do disco homônimo, foi tema do filme A Difà­cil Arte de Amar (Heartburn - 1985), em março de 87, levou disco de platina. Em 1988, além do Grammy, Carly levou o Oscar de melhor canção, por 'Let the River Run', música tema do filme Uma Secretária de Futuro (Working Girl -1987). My romance, outro álbum de covers pop, de 1990, traz a música com o mesmo nome, tema inesquecà­vel, principalmente aqui no Brasil, já que foi trilha do comercial de um certo bombom muito popular. Em 1995, é lançada uma retrospectiva de sua carreira em forma de caixa com cassetes e 3 CD's, Clouds in My Coffee 1965-1995.

Seis anos depois, em 2000, ela reaparece, com trabalho novo, Bedroom Tapes. Em 2002, gravou uma coleção de discos de músicas natalinas, Christmas is Almost Here.Em julho de 2005, Carly assume novamente as paradas com Moonlight Serenade. Fique atento à  programação Antena 1 para conferir seu mais novo sucesso.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Best of Carly Simon The Best of Carly Simon
2008

Imagem em Miniatura do Álbum: Into White Into White
2007

Imagem em Miniatura do Álbum: Reflections - Carly Simon's Greatest Hits Reflections - Carly Simon's Greatest Hits
2004

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >