Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: David Bowie

David Bowie

Um dos maiores nomes da história do Rock. É com essa simples frase que podemos definir David Bowie. A história começou quando David Robert Jones, então com 13 anos de idade, influenciado pelo som de Little Richards, começou a tocar saxofone em algumas bandas de Brixton até 1966. Decidido a se lançar em carreira solo conseguiu um empresário, adotou a alcunha de David Bowie e gravou alguns singles. Três anos depois, conseguiu entrar pela primeira vez nas paradas inglesas com Space Oddit, inspirado em 2001 – Uma Odisséia no Espaço.

Depois disso, o vocalista começou a se firmar no cenário da época com os álbuns David Bowie e The Man Who Sold the World, regravada pelo Nirvana nos anos 90. Impulsionado pelos anos 70, Bowie conseguiu deixar seu nome marcado no mundo da música, gravando sucessos clássicos como Hunk Dory e The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars.



No final dos anos 80, depois de ter lançado seu trabalho mais famoso, Low, o camaleão, como é conhecido, iniciou uma nova empreitada, o Tin Machine, lançando dois álbuns em 1989 e 1991. Ainda nos anos 90, Bowie lança Black Tie White Noise (1993), que atingiu o primeiro lugar nas paradas britânicas, Outside (1995) e o mais eletrônico Earthling (1997).

Nessa época, Bowie saiu em turnê com o Nine Inch Nails e fez participações especiais em apresentações com o Neil Young e Pearl Jam. No ano seguinte, entrou no ar o BowieNet, um provedor de Internet criado pelo artista. Hours, de 1999, marcou uma volta do vocalista à s raà­zes, com composições mais cruas e voltadas ao rock. Alguns anos depois chegou Heathen, iniciando o novo milênio.
Seguindo o sucesso comercial irregular no final dos anos 70, a canção "Ashes to Ashes" do álbum de 1980 Scary Monsters (and Super Creeps) alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e lançou bases para um novo movimento chamado New Romanticism. No ano seguinte, junto à  banda Queen, escreveu e cantou a canção "Under Pressure" e em seguida atingiu novo pico comercial com o álbum Let's Dance (1983), que rendeu sucessos com a canção homônima e o fez cativar nova audiência. Ao longo dos anos 1990 e 2000, Bowie continuou a experimentar novos estilos musicais, incluindo os gêneros industrial, drum and bass, e adult contemporary. Seu último álbum de inéditas realizado até agora foi Reality, uma mistura de melancolia e humor, suportado pela A Reality Tour de 2003–2004.

A influência de David Bowie é única, musical e socialmente. Como escreveu o biógrafo David Buckley, "ele penetrou e modificou mais vidas do que qualquer outra figura comparável.

" De fato, grande é sua influência no mundo da música entre artistas e bandas mais antigas e a nova geração (Ver Influência), e, além de ter auxiliado movimentos como a libertação gay e a recriação de uma nova juventude independente, introduziu novos modos de se vestir na cena musical e tem uma carreira prestigiada no cinema. Em 2002, ficou em 29º lugar na lista popular 100 Greatest Britons e já vendeu mais de 136 milhões de álbuns ao longo de sua carreira. Foi premiado no Reino Unido com 9 certificações de álbum de platina, 11 de ouro e 8 de prata, e, nos Estados Unidos, 5 de platina e 7 de ouro. Em 2004, a Rolling Stone colocou-o na 39ª posição em sua lista dos "100 Maiores Artistas do Rock de Todos os Tempos" e em 23º lugar na lista dos "Melhores Cantores de Todos os Tempos".

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Blackstar Blackstar
2016

Imagem em Miniatura do Álbum: Best of Bowie Best of Bowie
2002

Imagem em Miniatura do Álbum: Low Low
1999

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >