Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Earth, Wind & Fire

Earth, Wind & Fire

O Earth, Wind & Fire é uma banda renomada dos Estados Unidos fundada em 1969 por Maurice White, a banda domina diferentes estilos musicais como Funk, R&B, Disco Music e Soul.
A história do Earth, Wind & Fire começa em Memphis em 1941, onde nasce Maurice White, fundador da banda.

Em plena adolescência ele e a famà­lia se mudam para Chicago onde Maurice começa a trabalhar como baterista da gravadora Chess Records, em 1967 passa a integrar o Ramsey Lewis Trio por pouco tempo, pois em 1969 ele junta-se a mais dois amigos Wade Flemons e Don Whitehead, e como compositor conseguem assinar contrato com a gravadora Capitol sob o nome de Salty Peppers, porém Maurice achou que o nome da banda não caia tão bem, então resolveu mudar o nome de Salty Peppers para Earth, Wind & Fire, o nome da banda e baseado no signo de Sagitário (signo de Maurice), na astrologia a signo de sagitário tem como elemento de regência natural o fogo e regências sazonais em terra e vento, ainda em 1969 entram na banda o vocalista Sherry Scott juntamente com o percussionista Phillard Williams e em 1970 irmão mais novo de Maurice, Verdine, entra como baixista, Michael Beale na guitarra, Chester Washington na bateria, Leslie Drayton no trompete e o trombonista Alex Thomas que inicialmente era o arranjador da banda e Flemons nos vibes, piano elétrico e vocais estava montado e pronto para gravar. Já em estúdio em 1970 lançam o primeiro auto-intitulado disco da carreira, em 1971 lançam o álbum The Need Is Love que trazia o single "I Think About Lovin"™ You". Após o lançamento de The Need Is Love a banda se desmanchou ficando apesar os irmãos White, imediatamente a saà­da dos músicos Maurice e Verdine começaram a trabalhar numa nova formação, o primeiro membro a entrar na banda foi Jessica Cleaves nos vocais, Ronnie Laws no saxofone, Roland Bautista na guitarra, Larry Dunn nos teclados, Ralph Johnson na percussão e Philip Bailey nos vocais e percussão.

Com uma nova formação e uma nova gravadora e Columbia CBS, lançam o disco Last Days and Time que trazia canções como "Where Have All The Flowes", "Make It With You" e a canção Power onde Maurice introduz pela primeira vez na banda a Kalimba (instrumento musical africano) que é marca registrada do grupo até hoje. Em 1973 sai o álbum Head To The Sky, o álbum rendeu os dois primeiros sucessos, "Evil", co-escrito por Maurice e Philip e a faixa tà­tulo, "Keep On Head To The Sky", ambos ficaram entre as 30 melhores R&B. No ano seguinte o álbum "Open Our Eyes" que trazia canções como "Mighty Mighty" que ficou entre as 30 na parada pop americana e "Devotion" que trazia uma mensagem espiritual muito profunda.
O sucesso internacional só veio em 1975 com a trilha sonora de That"™s The Way Of The World, apesar do filme não ter feito grande sucesso a trilha sonora feita inteiramente pelo Earth Wind & Fire foi um sucesso com canções com "Shining Star", "That"™s The Way Of The World", "Africano" e "Reasons" que deram ao grupo o Grammy de melhor álbum de funk. No mesmo ano sai o disco Gratitude que trazia canções como "Can"™t Hide Love" e "Sing A Song" e o Earth, Wind & Fire recebe o disco de platina. Em paralelo à  banda, Maurice criou a Kalimba Productions que passou a produzir todos os disco da banda e de artistas como Deniece Williams, Barbra Streisand e bandas como The Emotions. Em 1976 sai o álbum Spirit que trouxe canções como "Getaway", "Imagination" e "Saturday Nite", foi a partir de Spirit que a banda passou a trabalhar mais as performances ao vivo como lasers, efeitos de luz, violinistas, pirâmides voadoras e roupas coloridas e divertidas que acabaram por se tornar marca registrada da banda. Em 1977 outro grande sucesso, o álbum All"™n"™All que trouxe inesquecà­veis músicas como "Jupiter", "Be Ever Worderfull", "Love"™s Holiday", "I"™ll Write A Song For You" e "Fantasy", nesta mesma época o Earth Wind & Fire introduziu em suas performances uma mega pirâmede que engolia a banda como num truque de mágica. Em 1978 foi um ano especial para a banda, lançaram o álbum The Best Of EW&F Vol I que trouxe os grandes sucessos e três inéditas, "Love Music", "Got To Get Into My Life" (música tema do filme Sgt.Pepper"™s Lonely Heart"™s Club Band) e o efêmero sucesso da disco music, "September" (produzida para uma campanha da Unicef), em 1979 outro mega sucesso, o álbum I Am, no auge da era disco o álbum trouxe canções como "In The Stone", "Let Your Feelings Show", "After The Love Has Gone" e "Boogie Wonderland". A banda entra na década de 80 a toda força com o álbum duplo Faces, em 1981 lançam o álbum Raise! Que levou o disco duplo de platina e trouxe músicas como "My Love Wanna Be With You" e "Let"™s Groove", e em 1983 o álbum Powerlight de grande sucesso, entre 83 e 86 a banda da uma pisada no freio e da uma relaxada rápida, pois em 1987 lançam o single System Of Survival que atinge o primeiro lugar na Billboard e "Thinking Of You" que integram o disco Touch The World do mesmo ano, em 1988 saiu o álbum The Best Of EW&F VOL II.

Em 30 de julho de 1993, saxofonista Don Myrick foi baleado fatalmente pelo Departamento de Polà­cia de Los Angeles em um caso erro policial. Cinco anos mais tarde, Maurice White anunciou que ele foi diagnosticado com a Doença de Parkinson. Em 13 de outubro de 1993 o ex-Earth, Wind & Fire, membro de 1970-1972, Wade Flemmons morreu em Battle Creek, Michigan. Em 15 de setembro de 1995, Earth, Wind & Fire foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Mesmo sem fazer turnês devido ao problema de saúde de Maurice, ele continua gravando e produzindo a banda, In The Name Of Love foi lançado em 1997, sobre Pyramid Records. Em 2000 a banda foi incluà­da no Hall da Fama do Rock "˜n"™ Roll, em 2003 foram incluà­dos no Hollywood"™s RockWalk e Maurice e Philip no Hall da Fama dos vocalistas. Em 2002 lançam o álbum Live In Rio, gravado em 1980 no ginásio do Maracanãzinho no Rio de Janeiro, em 2003 colocam na mercado o álbum The Promise que faz grande sucesso e traz a música "All In The Way" que entra para a lista de clássicos da banda. Em 2004 a banda lança o disco Illumination que foi indicado ao Grammy na categoria R&B e indicada ao Soul Train Music Award. Nos últimos dois anos a banda vem realizando show com a banda Chicago, em 11 de Dezembro de 2007, a banda realizou um show no prêmio Nobel da Paz em Oslo, na Noruega, junto com outros artistas que foi transmitido ao vivo para mais de 100 paà­ses, incluindo o Brasil. Em toda a carreira o Earth Wind & Fire vendeu mais de 80 milhões de discos, ganhou 40 Music American Awards, 7 Grammys, além de 22 indicações ao mesmo prêmio.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Essential Earth, Wind & Fire The Essential Earth, Wind & Fire
2014

Imagem em Miniatura do Álbum: The Best of Earth, Wind & Fire, Vol. 1 The Best of Earth, Wind & Fire, Vol. 1
1999

Imagem em Miniatura do Álbum: Greatest Hits Greatest Hits
1998

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville