Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: George Michael

George Michael

George Michael é um cantor pop britânico que já vendeu mais de oitenta milhões de álbuns.

Seu nome de batismo é Geórgios Kyriácos Panayiótou (em grego Γιώργος-Κυριάκος Παναγιώτου), nascido East Finchley, na periferia da capital britânica, de pai greco-cipriota e mãe inglesa.

Em 1981 cria o Wham! com seu colega de colégio, Andrew Ridgeley. Até a sua separação, em 1986, este duo disco pop terá um grande número de sucessos ("Wake Me Up Before You Go-Go", "Everything She Wants"), sobretudo junto a um público de jovens adolescentes, na sua maioria feminino. Isso não o impede de tomar regularmente posição contra o governo de Margaret Thatcher.



Lança seu primeiro compacto solo em 1984, a balada "Careless Whisper", que se torna um hit mundial. Em 1987 lança "Faith", o primeiro álbum solo, cuja canção de trabalho é a muito sugestiva "I Want Your Sex", acompanhado por videoclipes luxuosos. Na encruzilhada do pop com o rhythm"™n"™blues, o disco vende no mundo todo mais de dez milhões de exemplares.

O álbum "Listen Without Prejudice, Vol. 1" é lançado em 1990, vivendo um conflito com o seu status de estrela, o cantor se recusa a conceder entrevistas e a aparecer nos seus clipes. Ele acusará a sua gravadora, a Sony, de ter deliberadamente sabotado as vendas do disco e de querer mantê-lo em estado de "escravidão profissional".

George Michael perde, em 1993, seu processo contra a Sony, mas triunfa no estádio de Wembley, acompanhando o grupo Queen, por ocasião do show em homenagem ao cantor Freddie Mercury, vitimado pela Aids/Sida.

Em 1998 George Michael é preso por atentado ao pudor dentro do banheiro público de um parque de Beverly Hills, onde ele cai numa armadilha armada por um policial à  paisana. Seu amigo Elton John declara então que "um mictório não é o melhor lugar para assumir sua sexualidade".

No ano de 2002 ataca Tony Blair e George Bush, no inà­cio da guerra no Iraque, no compacto "Shoot the Dog". Os jornais de propriedade de Rupert Murdoch disparam uma campanha que visa a depreciar o cantor. Lança em 2004 o álbum "Patience", que vende "apenas" três milhões de exemplares. George Michael anuncia que, daqui para frente, ele quer difundir suas obras essencialmente na Internet.

Em 2005 canta no Live 8, em duo com Paul McCartney, e anuncia seu casamento com o companheiro, Kenny Goss, na esteira da adoção da lei britânica sobre as uniões civis.



Em 2006 ocorre o lançamento do filme-documentário "George Michael: Minha História", e preparação de uma nova compilação na qual devem constar duas músicas inéditas.

George Michael regressou aos palcos em 12 de Maio de 2007 com um concerto em Coimbra, inà­cio de uma digressão Europeia.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Symphonica (Deluxe Version) Symphonica (Deluxe Version)
2014

Imagem em Miniatura do Álbum: Faith (Remastered) Faith (Remastered)
2011

Imagem em Miniatura do Álbum: Twenty Five Twenty Five
2008

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville