Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Lily Allen

Lily Allen

Uma das principais artistas a ser lançada no mercado através da internet, Lily Allen é uma pioneira nesse meio. A pequena Lily Rose Allen, nasceu em 1985 em Londres, e é filha do ator Keith Allen e da produtora Alison Owen, casal que se separou quando ela tinha apenas quatro anos de idade. Ela passou a infância mudando de uma escola para outra até que, aos 15 anos, resolveu abandonar os estudos ao decidir viver da música.

Com influências variadas, incluindo aà­, bandas como T-Rex, The Specials e Blondie, desde a adolescência ela já escrevia algumas letras. Em 2002 Lily conseguiu um contrato com a Warner, que, aliás, não durou muito. Ao conhecer a dupla de música eletrônica Future Cut, ela gravou algumas faixas e trocou a Warner pela Parlophone em 2005. Embora a gravadora tivesse planos de lançá-la como uma popstar, Lily, com sua à­ndole pragmática, tinha pressa.

Ela criou um perfil no MySpace – comunidade na internet destinada à  divulgação de bandas, artistas e projetos musicais – e lá postou suas criações.

Aliada à s apresentações que fazia, sua divulgação online atraiu a atenção do público e transformou Lily Allen rapidamente num à­cone da cena pop alternativa. Quem também se sentiu atraà­do pelas canções foi o produtor Mark Ronson, que se ofereceu para trabalhar com a cantora. O primeiro trabalho da dupla a ser lançado foi o single "˜LDN"™, no inà­cio de 2006, que fala sobre a vida urbana em Londres.

As letras de Lilly Allen são autobiográficas, descompromissadas, situacionais, irônicas e com um apelo adolescente, tratando de trivialidades como relacionamentos fracassados, paqueras inconvenientes, irmãos menores, etc. O tom bem humorado acabou caindo como uma luva para as melodias alegres e dançantes levadas por uma batida reggae-ska-electro-pop.

A execução em rádio de "˜LDN"™ ajudou ainda mais a impulsionar a carreira ascendente de Lily. Já o segundo single, "˜Smile"™, antes mesmo de ser chegar à s lojas, já era um febre na internet.

Com o lançamento do álbum Alright, Still, ainda em 2006, Lily Allen tornou-se fenômeno de público e crà­tica. No entanto, como acontece com muitos artistas, especialmente no Reino Unido, o sucesso é o maior chamariz para os paparazzi. Por vezes, a cantora disputou páginas dos tablóides com figuras como Amy Winehouse e Boy George por seus desvios de comportamento, que incluà­ram algumas bebedeiras e um eventual topless na praia.

Com suas canções na parada e suas fotos nas colunas de fofoca, Lily voltou a trabalhar em suas composições.

Alternando sessões de estúdio com postagens em seu site, ela gravou seu segundo disco. As experiências com a fama acabaram servindo de inspiração e em 2009 é lançado It"™s Not Me, It"™s You. No mesmo tom satà­rico, ela novamente explora temas corriqueiros de sua vida. A canção "˜The Fear"™ é o primeiro single a chegar à s lojas.

Lily Allen apresentou a sua turnê It's Not Me, It's You em Portugal no 13º Festival do Sudoeste TMN no dia 9 de Agosto de 2009 na localidade de Zambujeira do Mar, perante um público de cerca de 12 mil fãs.

Em Setembro de 2009, a cantora passou pelo Brasil na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, devido a turnê It's Not Me, It's You, nos dias 16 e 17.O show em São Paulo,segundo ela,foi o melhor show de todos,postando "Sao Paulo best gig ever" no site de microblogs Twitter
Em Março de 2010 após o término de sua turnê Lily Allen Tour a cantora deu uma pausa na carreira musical para se dedicar a outros projetos, mas afirma que pretende lançar um novo álbum e voltar a gravar no futuro.
Rebelde, inconseqà¼ente, mas inegavelmente talentosa, a cantora britânica é, além de tudo, uma empreendedora. Abriu caminho para artistas como Kate Nash e Arctic Monkeys, que também se tornaram famosos da noite para o dia devido à  internet. Lily Allen mostrou que, com criatividade, é possà­vel passar à  frente das gravadoras e chegar ao público sem precisar delas.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Sheezus (Deluxe Edition) Sheezus (Deluxe Edition)
2014

Imagem em Miniatura do Álbum: Alright, Still Alright, Still
2006

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >