Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Peter Cetera

Peter Cetera

Nascido em 13 de setembro de 1944, em Windy City, nos Estados Unidos, o cantor começou a tocar em uma banda sem muitas pretensões chamada Exceptions. No final de 1967 ele foi convidado para tocar baixo em um outro grupo, o Chicago Transit Authoriy. No inà­cio dos anos 70 o conjunto começou a aparecer e logo se tornou um dos mais conhecidos dos EUA. O estilo meio rock romântico produziu baladas como Does Anybody Really Know What, Time Is It e Saturday in the Park, todos com Cetera nos vocais.

Em 1976 ele escreveu If You Leave Me Now que chegou ao topo das paradas norte-americanas. Em 81 o cantor decide gravar seu primeiro álbum solo, Peter Cetera que não alcançou grande sucesso. Mesmo investindo em uma carreira fora do grupo, ele continuou com a banda. No ano seguinte, 1982, Peter e o Chicago retornam à s rádios com Hard to Say I"™m Sorry, do álbum Chicago 16. O rompimento com o conjunto veio somente em 85. Logo após a separação ele lançou a trilha sonora do filme Karatê Kid II, The Glory of Love.

A resposta do público foi imediata e a canção ficou em primeiro lugar por várias semanas. Essa música fazia parte do disco Solitude/Solitaire, de 1985. Nessa época sua moral estava tão em alta que ele produziu, em 1988, um álbum para Agnetha Faltskog"™s (ex-ABBA), I Stand Alone. Nesse mesmo ano ele voltou à  tona com One More Story e mais um dueto, dessa vez com Cher. Juntos eles gravaram After All. Após um logo perà­odo afastado, Peter Cetera fez World Falling Down (1992) e One Clear Voice (1995). Em 1998 o cantor grava You"™re the Inspiration, uma coletânea que mescla músicas antigas e novas. Depois de três anos, em 2001, Peter lança seu sexto álbum na carreira solo, Another Perfect World, álbum com músicas inéditas.
Em 2002, Peter recebeu de seu velho amigo e parceiro de composições, David Foster, um pedido para cantar um medley dos sucessos que eles escreveram juntos. Enquanto Foster tocava piano, Peter teve também o apoio de uma orquestra sinfônica no Concerto Para o Dia Mundial da Criança. Essa "farra", como Peter chamou, mais tarde acabaria resultando em sua primeira turnê em sete anos.
Na primavera seguinte, Peter se reuniu com alguns amigos músicos de Nashville e criou um grupo "acústico". Eles rearranjaram alguns de seus sucessos solo e também alguns de seus sucessos no Chicago. O verão e o outono de 2003 foram passados em turnê e apresentações com várias orquestras sinfônicas. A turnê incluiu duas paradas em Chicago - onde Peter gravou um episódio do programa Soundstage para o canal PBS - , Daytona-Ohio, Salt Lake City- Utah, e várias cidades na Flórida.
Em 2004, Peter lançou seu tão esperado álbum de Natal. You Just Gotta Love Christmas inclui vários clássicos de Natal junto com três faixas inéditas, que ele escreveu sozinho.

Peter fez de seu sétimo álbum solo um empenho de famà­lia, com sua filha mais velha, Claire, participando de duas faixas. Claire e Senna (filha mais nova de Peter), fizeram a arte da capa do álbum. Para promover seu cd mais recente, Peter fez uma mini- turnê, cantando as canções do álbum e dando autógrafos em várias livrarias pelos Estados Unidos.
Em 2005 lançou o CD/DVD Live In Salt Lake City, gravado em sua recente turnê pelos EUA.
Entre planos futuros, está a participação no próximo álbum solo de seu amigo pessoal e antigo companheiro de banda, Bill Champlin.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Solitude / Solitaire Solitude / Solitaire
2008

Imagem em Miniatura do Álbum: World Falling Down World Falling Down
1992

Imagem em Miniatura do Álbum: One More Story One More Story
1988

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >