Antena 1 - Home
Você está lendo as notícias da Antena1 Nacional Mudar Filial

Volta às aulas: app reduz trânsito na porta das escolas

  • 19/08/2016 18:00
Imagem: Volta às aulas: app reduz trânsito na porta das escolas

O Instituto de Ensino Pequeno Urso, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, viu-se em apuros quando uma ciclofaixa foi instalada na frente da escola, em janeiro deste ano, dificultando o estacionamento dos pais. A solução encontrada foi reservar quatro vagas do outro lado da rua e utilizar o aplicativo JaCheguei (www.jacheguei.com.br) para organizar o fluxo de carros na porta da instituição.

A plataforma possibilita que os pais avisem que estão chegando e organiza estas informações em um painel, que pode ser visto na escola a partir de um computador, tablet,smartphone ou monitor de TV. A ferramenta permite o reconhecimento dos responsáveis autorizados a buscar os alunos, mostrando fotos e modelo do veículo. “Meu negócio estava em risco, pois os pais não conseguiam estacionar. Agora, com o JaCheguei, a saída das crianças ficou mais fácil e rápida”, diz Evandro Kanyuk, diretor do colégio.

Para a implantação, o Instituto de Ensino Pequeno Urso preparou uma sala de espera perto da portaria. “Assim que o aplicativo avisa a chegada de um pai, a criança é preparada e direcionada para esse local. Ela aguarda ali, em média, de dois a quatro minutos”, diz Josilaine Santana, diretora pedagógica da instituição.

Resultados

Em menos de um mês, 75% dos pais já estavam utilizando e elogiando o serviço. “É mais fácil usar o JaCheguei do que o Facebook”, comenta Kanyuk.  Além da praticidade, o principal benefício apontado pelos diretores é o ganho de agilidade na saída das crianças, o que pode ser verificado pelo fato de a instituição conseguir encerrar o expediente entre 20 a 30 minutos mais cedo. São citados também como vantagens o maior controle da entrada dos pais na escola e a comprovação da entrega dos alunos.

“É uma ferramenta colaborativa. Cada pai que usa contribui para otimizar as vagas de estacionamento da escola e o trânsito do entorno, facilitando a vida de outros pais e da própria instituição”, afirma Emily Yamaoka, uma das idealizadoras da plataforma. “O JaCheguei atende perfeitamente as escolas grandes e também as pequenas que não têm equipe de informática, pois independe de aspectos técnicos para ser implantado”, complementa.

O JaCheguei está disponível para instituições de ensino regulares – berçário, pré-escola, ensino fundamental – ou de atividades extraescolares, como cursos de idiomas, esportes e música. O serviço, lançado em maio de 2015, tem versão para iOS e Android, e cobra uma taxa de adesão e um valor mensal das escolas de acordo com o número de alunos da instituição.

Sobre o JaCheguei

Aplicativo que emite alertas quando os pais se aproximam para buscar os filhos na escola. Tem o objetivo de agilizar a liberação das crianças nos colégios e, assim, melhorar o trânsito na porta das instituições de ensino. Também faz com que a entrega dos alunos seja mais segura, identificando os responsáveis por foto e dados do veículo. Lançado em janeiro de 2015, o app criado por Emily Yamaoka e José Kieling está disponível nas versões iOS e Android para escolas de todo o Brasil. www.jacheguei.com.br.