Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todos os Artistas.

Barry White

news single img

Nascido em Galveston (USA), 12 de setembro de 1944, faleceu em Los Angeles (USA), 4 de julho de 2003

Cantor, produtor e maestro, é autor de inúmeros sucessos em estilo soul e disco e de baladas românticas, e um intérprete com voz profunda e grave.

Como outros cantores de sucesso, também cantou em coral de igreja na juventude. Foi um adolescente inconseqà¼ente e foi preso com dezessete anos de idade por roubar pneus. Na prisão, decidiu mudar de vida e de amigos após ouvir Elvis cantar "It's now or never"

Obteve grande êxito como intérprete de baladas românticas nos anos 60. Em 1972 criou o trio feminino Love Unlimited, baseado no sucesso das Supremes. Posteriormente aproveitou este nome para batizar seu grupo de acompanhamento, a Love Unlimited Orchestra. Barry foi casado com a là­der do grupo, a cantora Glodean James.

Foi considerado um dos precursores da disco music com o lançamento, em 1974, dos sucessos "Can't get enough of your Love", "Babe, You're the first, the last, my everything" e a instrumental (da Love Unlimited Orchestra) "Love's theme". Em 1975, veio "What I'm gonna do with you". Em 1976, "Let the music play". Em 1979, sua Love Unlimited Orchestra lança o hit "I'm so glad that I'm a woman". No inà­cio dos anos 80, esteve no Brasil, e, antes da turnê, lançou Rio de Janeiro.

Em meados de 80, em dueto com a cantora Lisa Stanfield, gravou um de seus grandes sucessos: "All around the world". Sua simplicidade e simpatia aliado a sua grande versatilidade em interpretar temas românticos, tornou essa parceria inesquecà­vel.

Em fins dos anos 90, apareceu várias vezes na série de TV Ally McBeal, o que contribuiu para revitalizar sua carreira. Foi também fonte de inspiração do personagem "Chef" do desenho animado South Park. Lançou em 1999 uma autobiografia.

As músicas de White se distinguem pelo arranjo orquestral, com batidas dançantes, guitarras e a insuperável voz grave do "Maestro". Outro diferencial eram as introduções faladas de White, intelúdios sempre sensuais.

Morreu no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles aos 58 anos, và­tima de falência renal. Sofria de pressão alta e estava à espera de um transplante.

  1. Home
  2. artistas
  3. barry white

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.