Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todos os Artistas.

    John Farnham

    Por antena 1

    news single img

    Dentre os mais amados cantores australianos está John Peter Farnham, um artista que há mais de 50 anos brilha em palcos, filmes e até comerciais de televisão. Nascido na Inglaterra dia 1º de julho de 1949, Farnham começou a fazer sucesso já aos 17 anos e sustentou seu rótulo de ídolo pop adolescente até 1979 — em que redirecionou sua carreira para músicas adulto-contemporâneas.   

    Em 1964, quando ainda frequentava a escola, o artista fazia shows de fim de semana ao lado da banda local, The Mavericks. Logo foi reconhecido e recebeu a proposta de cantar como vocalista principal na banda Strings Unlimited.  

    Alguns anos depois, após uma ótima performance como banda de apoio no show do cantor Bev Harrel, John despertou a atenção do empresário Darryl Sambell, que se ofereceu para gerenciar sua carreira. E, assim, lançou sua primeira música de sucesso, intitulada “Sadie(The Cleaning Lady)”.  

    Durante sua fase de ídolo pop adolescente, o artista ainda lançou álbuns que conquistaram o público, como “Everybody Oughta Sing a Song”, “Looking Through a Tear” e “Rock me Baby”. 

    Além da presença nos palcos, Farnham estrelou em diversas produções australianas, como os musicais “Pippin” e “Charlie Girl”. Em 1971, em meio a produção de “Charlie Girl”, John conheceu a dançarina Jillian Bilman, com quem acabou casando-se em abril de 1973. Assim, seguiu na televisão participando também de documentários e séries de comedia. Já que estava com problemas financeiros, seu contato com a música foi diminuindo, limitando o cantor aos musicais de palco.  

    Apesar de ter seguido uma carreira solo durante a maior parte de sua vida, o inglês acabou substituindo o vocalista principal da banda Little River Band, Glenn Shorrock, de 1982 até 1985. Isso marcou o fim de sua era pop e experiência aproximou-o ainda mais do rock, tirando de cena suas participações nas telinhas e em musicais de palco. 

    Depois dessa passagem, Farnham começou a trabalhar em sua discografia solo e, a partir de 1981, começou a performar como artista único, tendo apenas uma banda de apoio.  

    Em 1986, lançou o single “You´re the Voice”, atrelado ao álbum “Whispering Jack” e estourou com seu hit, chegando ao topo das paradas australianas. Já o emblemático álbum levou John a conseguir 24 vezes o disco de platina, se mantendo na primeira posição da Parada de Álbuns Australianos por 25 semanas seguidas. Além disso, o lançamento do disco também foi um sucesso ao redor do mundo, alcançando número 1 na Suécia, número 3 na Áustria e top 20 na Noruega.  

    Ao longo de cinco décadas consecutivas, John Farnham se manteve como número um na Austrália, com singles que atingiram o primeiro lugar nos anos 1960, 1970 e 1980. Já seus álbuns atingiram tal marco nos anos 1980, 1990 e 2000.  

    Em julho de 2012, o artista se apresentou para a equipe olímpica australiana, na abertura dos Jogos Olímpicos em Londres, cantando "Playing To Win", "Pressure Down" e "You're The Voice". 

    Ao longo de sua carreira, Farnham apoiou várias instituições de caridade, inclusive, em 2019, quando participou de concertos com lucros voltados para comunidade agrícola da Austrália, arrecadando mais de 4,4 milhões de dólares. 

    Até os dias de hoje, John Farnham tem uma presença bastante ativa e continua sendo muito aclamado por seu público australiano. 

    1. Home
    2. artistas
    3. john farnham

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.