Marit Larsen
A cantora norueguesa Marit Elisabeth Larsen nasceu em 1º de julho de 1983, em Lorenskoq. Filha de um violoncelista da Orquestra Filarmônica de Oslo e de uma pianista, a jovem sempre teve contato com a música. Sua infância foi, em boa parte, dedicada aos musicais. Dos 9 aos 11, ela esteve em alguns, incluindo o The Norwegian Broadway, considerado o mais importante no qual já participou. Nesta mesma época conheceu sua grande amiga Marion Raven, com quem iniciou um projeto. Aos 13 anos, Larsen e Raven lançaram um álbum dedicado ao mercado infantil. O projeto contava com músicas infantis antigas e acabou sendo indicado a vários prêmios, inclusive para o equivalente ao Grammy norueguês. Com o sucesso, a dupla chamada M2M assinou um contrato com a Atlantic Records, uma subdivisão da Warner Music, e teve seu primeiro single, 'Don't Say You Love Me', incluàdo na trilha do primeiro longa da série de desenhos Pokémon. Com apenas 16 anos, Marit logo se tornou conhecida internacionalmente ao lado de Marion. As duas passaram então a excursionar pelo mundo divulgando seu primeiro álbum, inclusive, com passagem pelo Brasil na época, com um pequeno pocket show no Rio de Janeiro.
No ano seguinte, em 2001, o segundo disco da dupla, The Big Room, foi lançado e teve apenas dois singles divulgados. Com o fracasso da sequência do projeto, a Atlantic decidiu romper o contrato com o M2M e em 2002 lançou a coletânea The Day You Went Away: The Best of M2M. Após a frustração, as duas então decidiram dissolver a dupla. Mas, para a surpresa de Marit, a Atlantic ofereceu um contrato de US$ 1 milhão para um disco solo de Marion, que recebeu o nome de 'Here I Am'.
Depois da grande decepção, Marit Larsen resolveu voltar para casa e retomar sua vida antes da fama. A jovem começou a estudar novamente e passou a escrever suas músicas apenas para amigos. Nessa época, a artista quase abandonou totalmente a carreira musical, permanecendo durante anos longe da màdia e dos holofotes. Ao juntar todas as suas composições, ela percebeu que possuàa um novo catálogo de material e decidiu então apresentar 3 novas músicas para a imprensa, 'This Time Tomorrow', 'Recent Illusion' e 'October Month'.
Em 2005, seu primeiro álbum solo já estava sendo gravado. Com 11 canções em inglês gravadas ao som de guitarra, piano e bandolim, seu disco Under the Surface contou com a produção de Kare Vestrheim, um dos melhores profissionais noruegueses.
Lançado no começo de 2006 com influencias claras da folk music, o álbum teve como seu primeiro single 'Don't Save Me', faixa que permaneceu durante semanas nas paradas norueguesas e recebeu inúmeros elogios da critica. Além disso, no mesmo ano ela recebeu o prêmio MTV Europe Music Awards na categoria Melhor Artista Norueguesa. O Segundo álbum de Larsen, The Chase, foi lançado na Noruega em 13 de outubro de 2008, e na Suécia em 19 de novembro de 2008. Como "Under the Surface", foi bem recebido pela cràtica, em dezembro, foi nomeado como o álbum top do ano pelos cràticos Dagbladet.
O primeiro single The Chase, intitulado "If A Song Could Get Me You", disparou a # 1 na parada de singles da Noruega em sua primeira semana de vendas em agosto de 2008, e mais tarde foi nomeada para o prémio Spellemannprisen como Hit do Ano . O segundo single foi "I've Heard Your Love Songs" (lançado em 27 de outubro, 2008), e outra canção do álbum, "Steal My Heart", foi usada na trilha sonora do filme norueguês "I et Speil, i en gate ".
Inàcio de 2009, Larsen juntou-se com Jason Mraz como um ato de abertura para sua turnê Europeu da Primavera. Ela foi convidada por Mraz quando eles se conheceram durante o Prêmio Nobel da Paz de concertos em 2008. Larsen lançou "If A Song Could Get Me You" como seu primeiro single fora da Noruega. Foi lançado na Alemanha, àustria, Suàça e Islândia. Na Alemanha e àustria tornou-se um número um único.
Em novembro de 2009, Larsen é começar sua turnê alemã-suàça em primeiro lugar. Em 24 de novembro, Verdens Gang, um jornal norueguês fez uma lista das melhores músicas norueguês da última década 2000-2009. "Under the Suface" foi julgada como a melhor música da década, tornando-1 º lugar na lista. Sua canção "If A Song Could Get Me You" chegou em 4 º lugar e seu álbum "Under the Surface" fica em 2 º lugar para o melhor álbum da década.
Em julho de 2010, Marit Larsen lançou o remake single de "Don't Save Me". Segundo as próprias palavras de Larsen em sua página oficial no MySpace, ela se sente privilegiada em ser capaz de compor e tocar música para viver e afirmou que fará isso enquanto tiver histórias pra contar.
SALA DE BATE PAPO