Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

3 dicas para quem tem miopia

Os conselhos podem ajudar a combater a doença e também auxiliar a ter uma visão melhor

Placeholder - loading - Imagem da noticia "3 dicas para quem tem miopia"

Publicada em  

Segundo publicação da rede BBC da Espanha, há diversas maneiras que podem auxiliar aqueles que sofrem de miopia.

Atualmente, as pessoas usam muitos produtos tecnológicos o tempo todo, como celulares, tablets e computadores, o hábito está relacionado com o aumento da doença em todo o mundo.

Lembrando que as pessoas com a enfermidade enxergam bem de perto, porém tem uma visão ruim de longe, ou seja, podem ler muito bem livros ou ver imagens em uma tela de computador. As dificuldades aparecem ao tentar visualizar coisas que estão mais distantes, as quais acabam ficando borradas.

A miopia causa problemas de visão não apenas por danificar diretamente a retina, mas, também, pelo maior risco de catarata e glaucoma.

Nesse caso, de acordo com informe do Brien Holden Vision Instituto, há medidas que podem ser bem úteis:

1- Faça atividades ao ar livre

Há evidências de que o tempo gasto ao ar livre pode retardar a aparição e talvez reduzir a progressão da miopia.

Uma pesquisa apontou que a incidência dos novos casos de miopia poderia diminuir significativamente ao longo de 1 ano, cerca de 50%-, quando crianças entre 7 e 11 anos praticassem exercícios no ambiente externo por 80 minutos por dia.

Para Alfredo García Layana, especialista em Oftalmologia da Clínica da Universidade de Navarra, o mecanismo exato pelo qual as atividades ao ar livre exercem efeito de proteção é desconhecido. Mas, acredita-se que o olho se acostuma a enfocar objetos que estejam mais distantes.

2- Use Atropina

Baixas doses de atropina colocadas no olho, por meio de gotas, por exemplo, podem ser uma boa medida que ajuda a reduzir o aumento da enfermidade.

Ao administrá-la diariamente, sendo 0,01% a concentração considerada a mais efetiva, ela estimula os músculos dos olhos de forma suficiente para controlar a miopia, além de proteger contra o seu avanço.

3- Utilize a técnica: Ortoceratologia

Já a ortoceratologia, que, talvez, seja a opção mais cara, consiste na utilização de lentes de contato rígidas durante a noite. Há evidências de que a prática achata a córnea, fazendo com que ao longo do dia, o olho possa enfocar melhor as imagens. Aliás, segundo estudos, a técnica pode frear a progressão da doença.

Os produtos para os dois olhos custam entre 800 a 1.500 dólares.


De acordo com o informe, o uso do item diminuiu a progressão da miopia em aproximadamente 45% durante um período de dois anos e em 30% ao longo de cinco anos.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 3 dicas para quem tem miopia

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.