alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    4 motivos para ficar perto dos animais

    Rede BBC enumerou razões pelas quais os seres humanos deveriam conviver mais com os pets

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Uma publicação da rede britânica BBC elencou alguns benefícios que os animais de estimação podem propiciar aos seus donos. Confira:

    1. Os bichos causam impacto positivo para a saúde mental 

    Eles ajudam a reduzir o estresse, a solidão, a ansiedade e a depressão, segundo a ciência. Pesquisadores mostraram que ao fazer carinho em um animal doméstico, o corpo libera oxitocina, um hormônio com efeito calmante no cérebro humano, o qual diminui o estresse e a ansiedade.

    A mascote, por sua vez, também, sofre com aumento de oxitocina, o que auxilia a desenvolver um forte vínculo com as pessoas.

    Aliás, de acordo com estudos, os donos de bichos de estimação possuem níveis mais baixos de cortisol, hormônio do estresse, e isso beneficia a pressão arterial.

    Além disso, um pet exige cuidado, o que significa que o proprietário deve passar muito tempo com ele. Tal união e afeto mostram que os indivíduos raramente se sentem sós.

    Outros levantamentos evidenciam que os animais podem fazer as pessoas se sentirem melhores: passar um tempo de qualidade com os ''filhos de quatro patas'' pode fazer com que haja liberação hormonal da serotonina e da dopamina, os quais estão relacionados com o bem-estar.

    2. Cuidar de um animal fomenta a empatia

    Quem possui um cão ou um gato, e cuida regularmente deles, tende a desenvolver um melhor controle dos impulsos, habilidades sociais e autoestima.

    Ter um bicho, também, pode ajudar a ensinar as crianças sobre o senso de responsabilidade, aprendendo a serem confiáveis; e a dar importância a rotina, aos bons hábitos. Isso pode aflorar a compaixão, de modo que, aprendam que nem sempre o ser humano pode fazer o que deseja, algumas vezes, deve, sim, realizar certas coisas em nome de uma terceira pessoa, situação ou causa. 

    3. Animais fazem bem a saúde física

    Cuidar de um animal pode favorecer a saúde cardiovascular. No geral, eles mantêm os seres humanos ativos. Se alguém tem um cachorro, é normal levá-lo para passear, por exemplo.

    Um estudo americano revelou que quem cuida regularmente de um cão tem maior probabilidade de realizar atividades físicas, e em consequência, estar em melhor forma do que aqueles que não possuem. 

     

    4. Ficar mais tempo com as mascotes pode ajudar a desenvolver habilidade de comunicação não verbal

    Ao dialogar com um animal, a mão faz a maior parte do trabalho. É importante ressaltar que eles não falam, porém estão aptos, sim, para se comunicarem. Aliás, o proprietário deve aprender a ler os sinais e a linguagem corporal do pet.

    Depois que o ser humano dominar essa habilidade, ela pode ser usada com outros indivíduos, o que pode favorecer a vida pessoal ou profissional de alguém.

    Albert Mehrabian, especialista em comunicação não verbal diz que, entre 60 e 90% da comunicação diária não é falada.

    Curiosidade: os cachorros sentem cheiros de doenças

    Nesse caso, em se tratando especificamente dos cães, eles podem identificar enfermidades por meio do olfato.

    O cachorro tem um olfato bem apurado, cerca de 10.000 vezes mais eficaz que o do ser humano.

    Por isso, uma organização britânica, ''Medical Detection’’ Dogs, treina esses animais parar detectar o cheiro de certas patologias humanas, como o câncer.

    Eles, também, são capazes de identificar a aparição de convulsões epilépticas ou condições médicas, como o diabetes.



    1. Home
    2. noticias
    3. 4 motivos para ficar perto dos

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.