Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

4 motivos para ficar perto dos animais

Rede BBC enumerou razões pelas quais os seres humanos deveriam conviver mais com os pets

Placeholder - loading - Imagem da noticia "4 motivos para ficar perto dos animais"

Publicada em  

Uma publicação da rede britânica BBC elencou alguns benefícios que os animais de estimação podem propiciar aos seus donos. Confira:

1. Os bichos causam impacto positivo para a saúde mental

Eles ajudam a reduzir o estresse, a solidão, a ansiedade e a depressão, segundo a ciência. Pesquisadores mostraram que ao fazer carinho em um animal doméstico, o corpo libera oxitocina, um hormônio com efeito calmante no cérebro humano, o qual diminui o estresse e a ansiedade.

A mascote, por sua vez, também, sofre com aumento de oxitocina, o que auxilia a desenvolver um forte vínculo com as pessoas.

Aliás, de acordo com estudos, os donos de bichos de estimação possuem níveis mais baixos de cortisol, hormônio do estresse, e isso beneficia a pressão arterial.

Além disso, um pet exige cuidado, o que significa que o proprietário deve passar muito tempo com ele. Tal união e afeto mostram que os indivíduos raramente se sentem sós.

Outros levantamentos evidenciam que os animais podem fazer as pessoas se sentirem melhores: passar um tempo de qualidade com os ''filhos de quatro patas'' pode fazer com que haja liberação hormonal da serotonina e da dopamina, os quais estão relacionados com o bem-estar.

2. Cuidar de um animal fomenta a empatia

Quem possui um cão ou um gato, e cuida regularmente deles, tende a desenvolver um melhor controle dos impulsos, habilidades sociais e autoestima.

Ter um bicho, também, pode ajudar a ensinar as crianças sobre o senso de responsabilidade, aprendendo a serem confiáveis; e a dar importância a rotina, aos bons hábitos. Isso pode aflorar a compaixão, de modo que, aprendam que nem sempre o ser humano pode fazer o que deseja, algumas vezes, deve, sim, realizar certas coisas em nome de uma terceira pessoa, situação ou causa.

3. Animais fazem bem a saúde física

Cuidar de um animal pode favorecer a saúde cardiovascular. No geral, eles mantêm os seres humanos ativos. Se alguém tem um cachorro, é normal levá-lo para passear, por exemplo.

Um estudo americano revelou que quem cuida regularmente de um cão tem maior probabilidade de realizar atividades físicas, e em consequência, estar em melhor forma do que aqueles que não possuem.

4. Ficar mais tempo com as mascotes pode ajudar a desenvolver habilidade de comunicação não verbal

Ao dialogar com um animal, a mão faz a maior parte do trabalho. É importante ressaltar que eles não falam, porém estão aptos, sim, para se comunicarem. Aliás, o proprietário deve aprender a ler os sinais e a linguagem corporal do pet.

Depois que o ser humano dominar essa habilidade, ela pode ser usada com outros indivíduos, o que pode favorecer a vida pessoal ou profissional de alguém.

Albert Mehrabian, especialista em comunicação não verbal diz que, entre 60 e 90% da comunicação diária não é falada.

Curiosidade: os cachorros sentem cheiros de doenças

Nesse caso, em se tratando especificamente dos cães, eles podem identificar enfermidades por meio do olfato.

O cachorro tem um olfato bem apurado, cerca de 10.000 vezes mais eficaz que o do ser humano.

Por isso, uma organização britânica, ''Medical Detection’’ Dogs, treina esses animais parar detectar o cheiro de certas patologias humanas, como o câncer.

Eles, também, são capazes de identificar a aparição de convulsões epilépticas ou condições médicas, como o diabetes.



Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 4 motivos para ficar perto dos

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.