Airbus anuncia recall de milhares de jatos da família A320 após incidente
Airbus anuncia recall de milhares de jatos da família A320 após incidente
Reuters
28/11/2025
Atualizada em 28/11/2025
Por Tim Hepher e Allison Lampert e Dan Catchpole
PARIS (Reuters) - A Airbus anunciou nesta sexta-feira um recall urgente de aeronaves da família A320, a mais vendida da fabricante europeia, para atualização de software, em uma ação que envolverá mais da metade da frota global, ou milhares de aviões, segundo fontes do setor.
Na América do Sul, o recall deve manter em terra 70% da frota da Avianca, o que afetará as operações da companhia aérea colombiana nos próximos 10 dias, uma das épocas mais movimentadas para o setor no ano.
A Avianca é parte do grupo de companhias aéreas Abra, que integra a brasileira Gol, usuária de aeronaves da norte-americana Boeing.
'A Avianca fechou as vendas para viagens até 8 de dezembro — inclusive — a fim de evitar um impacto maior e possibilitar a reacomodação de passageiros em voos disponíveis', afirmou a empresa em comunicado.
No Brasil, a Azul tem aviões da Airbus em sua frota, mas procurada pela Reuters a empresa afirmou que nenhuma de suas aeronaves está incluída no recall da fabricante europeia.
A Latam, outra grande companhia aérea da América do Sul e usuária de aeronaves A320, afirmou que apenas a um número 'limitado' de aviões das afiliadas da Colômbia, Chile e Peru é afetado pelo recall, enquanto os aviões usados no Brasil e no Equador 'não estão sujeitos a essa indicação'.
RADIAÇÃO SOLAR
A Airbus afirmou que a atualização de software precisa ser executada antes do próximo voo de rotina de cada aeronave, o que ameaça cancelamentos ou atrasos durante um dos fins de semana mais movimentados do ano nos Estados Unidos.
A fabricante europeia afirmou que em um recente incidente envolvendo uma aeronave da família A320 revelou que radiação solar intensa pode corromper dados críticos para o funcionamento dos controles de voo.
'A Airbus reconhece que essas recomendações causarão interrupções operacionais para passageiros e clientes', disse a empresa.
Fontes na indústria disseram que o incidente que disparou o recall envolveu um voo da JetBlue de Cancún, no México, para Newark, nos Estados Unidos, em 30 de outubro. No episódio, vários passageiros ficaram feridos após acentuada perda de altitude da aeronave.
O voo, 1230, fez um pouso de emergência em Tampa, na Florida, EUA, depois do problema no controle do avião e perda repentina de altitude, o que disparou uma investigação pela agência norte-americana de aviação (FAA).
Tanto a JetBlue, quanto a FAA, não comentaram de imediato.
A agência europeia de segurança na aviação deve emitir uma diretriz de emergência demandando um reparo do problema, afirmou a Airbus.
REPARO DE DUAS HORAS
Para cerca de dois terços das aeronaves afetadas, o recall resultará em uma paralisação relativamente breve, enquanto as companhias aéreas retornam a uma versão anterior do software, disseram fontes do setor.
Ainda assim, isso ocorre em um momento de intensa demanda sobre as oficinas de manutenção das companhias aéreas, já afetadas pela escassez de capacidade e pela paralisação de centenas de jatos Airbus devido aos longos tempos de espera para trabalhos separados de reparos ou inspeções de motores.
Centenas das aeronaves afetadas também podem precisar de troca de hardware, o que ameaça prolongar ainda mais os tempos de espera, disseram as fontes.
Cerca de 3.000 jatos da família A320 estavam em operação em todo o mundo logo após o anúncio da Airbus.
A American Airlines e a húngara Wizz Air disseram que já haviam identificado quais de suas aeronaves precisariam da correção de software. A United Airlines afirmou que não foi afetada.
A American Airlines afirmou que cerca de 340 de suas 480 aeronaves A320 necessitam da atualização de software e espera que a maioria das correções seja concluída 'hoje e amanhã', com aproximadamente duas horas necessárias para cada aeronave.
Existem cerca de 11.300 aeronaves da família A320 em operação, incluindo 6.440 do modelo A320 original, que realizou seu primeiro voo em 1987.
O revés parece estar entre os maiores recalls em massa que afetaram a Airbus em seus 55 anos de história e ocorre semanas depois de o A320 ter ultrapassado o Boeing 737 como o modelo mais entregue.
O A320 foi o primeiro jato comercial a introduzir controles eletrônicos fly-by-wire.
O boletim consultado pela Reuters apontou o problema em um sistema de voo chamado ELAC (Elevator and Aileron Computer), que envia comandos do manche lateral do piloto para os profundores na parte traseira. Estes, por sua vez, controlam o ângulo de inclinação ou o ângulo do nariz da aeronave.
A fabricante do computador, a francesa Thales, afirmou em resposta a uma consulta da Reuters que o computador está em conformidade com as especificações da Airbus e que a funcionalidade em questão é suportada por um software que não é de responsabilidade da Thales.
(Com reportagem adicional de Alberto Alerigi Jr. e Gabriel Araujo em São Paulo)
Reuters

