Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa aprova novo tratamento contra o câncer de mama

A novidade é considerada pela comunidade científica o maior avanço em 15 anos para essas pacientes.

Placeholder - loading - Laço cor-de-rosa (Foto: Pixabay)
Laço cor-de-rosa (Foto: Pixabay)

Publicada em  

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo tratamento contra o câncer de mama do tipo HER2-positivo em estágio inicial, em pacientes que apresentam doença residual invasiva mesmo depois de ter passado por terapia medicamentosa prévia à cirurgia.

O medicamento injetável, chamado T-DM1, é produzido pela Roche e foi responsável por reduzir em 50% o risco de recorrência do câncer ou morte nos pacientes que o utilizaram. Os dados são do estudo Katherine, publicado em dezembro no New England Journal of Medicine, que embasou a decisão da agência regulatória brasileira.

Ao contrário da quimioterapia convencional, a do T-DM1 é liberada seletivamente no interior das células cancerígenas, sem afetar o restante das células do corpo. A precisão desse mecanismo de ação permite que os pacientes apresentem menos efeitos colaterais, como a queda de cabelo.

No estudo Katherine, em três anos, 88,3% das pacientes tratadas não tiveram retorno do câncer de mama ou morte comparados a 77% tratadas com a terapia padrão anterior.

“Esta é a primeira terapia anti-HER2 aprovada especificamente para essas pacientes, que possuem maior risco de recorrência do tumor. Os resultados são promissores e colocam o T-DM1 como o novo padrão de tratamento para esses casos. É a principal mudança na prática clínica em face da doença HER2 superexpressa desde o lançamento do trastuzumabe no contexto adjuvante (após a cirurgia), há quase 15 anos", afirma o oncologista clínico Max Mano, do Hospital Sírio-Libanês, que fez parte do estudo.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa aprova novo tratamento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.