Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

As ondas cerebrais poderão substituir as senhas alfanuméricas

Assim como a impressão digital, a atividade elétrica do cérebro pode oferecer uma forma mais segura em relação às tradicionais senhas alfanuméricas.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "As ondas cerebrais poderão substituir as senhas alfanuméricas"

Publicada em  

As ondas cerebrais podem substituir as senhas alfanuméricas em um futuro não tão distante. Com isso, para acessar contas simples, como as do Facebook, o usuário precisaria apenas pensar.

As ondas cerebrais funcionariam como a impressão digital, oferecendo uma forma segura de acesso. Assim como a digital, a atividade do cérebro varia de pessoa para pessoa e nunca é igual – o que garante uma segurança muito maior às pessoas.

Para identificar a identidade cerebral, seria necessário o uso de um exame chamado eletroencefalograma. No entanto, se engana quem pensa que a novidade exigiria grudar diversos fios na cabeça. Algumas companhias, como Emotiv Systems, Neurosky e Interaxon, já desenvolveram headsets capazes de realizar o exame de foma muito mais simples.

Em vez de exigir uma senha, o programa disponibilizaria uma série de palavras; através do exame, dependendo da reação do usuário, o seu acesso seria permitido ou não. Dessa forma, não é necessária a análise de todas as partes do cérebro. O sistema focaria apenas na atividade de uma região associada à tarefa de ler e reconhecer palavras.

Uma curiosidade não tão boa sobre a invenção é que ela só funcionaria com pessoas sóbrias. Caso o usuário queira acessar sua conta no Facebook após beber alguns drinks, ele encontrará alguma dificuldade. O sistema tem 94 por cento de precisão normalmente; depois do álcool, esse número cai para 33 por cento.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. as ondas cerebrais poderao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.