Biblioteca Mário de Andrate, em São Paulo, apresenta livros infantis raros
A exposição começa na próxima terça-feira (04).
Letícia Furlan
29/05/2019
A Biblioteca Mario de Andrade inaugura no próximo dia 4 de junho, numa terça-feira, a exposição Livros para Crianças. Ela é composta por 58 livros raros, estrangeiros e nacionais, publicados entre o início do século 17 e o começo do século 20.
Através dessas edições, a biblioteca apresenta um pedaço da história da literatura que hoje é conhecida como literatura infantil – ou literatura para a infância.
“Queremos mostrar um material que hoje só está ao alcance de pesquisadores, que não costuma ficar aberto por conta da fragilidade dos volumes. Quando você vê essas edições organizadas, expostas, é uma história do livro, do mundo intelectual”, conta Joselia Aguiar, diretora da Biblioteca Mario de Andrade.
A exposição tem curadoria de Rízio Bruno Santana e será a segunda exposição aberta na gestão de Joselia baseada nas raridades. A primeira, Pioneiras, reuniu livros de mulheres escritoras.
O acervo destaca as duas correntes principais que ajudaram a consolidar a literatura infantil no Ocidente: as fábulas e os contos de fadas. Mas além destes dois gêneros, quem for à exposição encontrará edições raras de Pinóquio, Alice no País das Maravilhas e As Viagens de Gulliver, também estrangeiras.
“O acervo da Mario de Andrade foi formado com doações e aquisições de grandes colecionadores. Ele representa o gosto, a mentalidade do leitor intelectual paulista dos últimos dois séculos. Hoje a leitura está mais universalizada, mas dois séculos atrás era mais restrita. No acervo, conseguimos ver o que interessava àquele leitor e, olhando as ausências, o que também não interessava”, pontua Josélia.
No primeiro dia da exposição, a editora Isabel Coelho, especialista nas histórias de Pinóquio e Peter Pan, conversará com o ilustrador Mauricio Negro, com mediação de Lívia Deorsola. Juntos, eles apresentarão uma perspectiva histórica e editorial da produção de livros infantis no país.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!


