Campanha nacional de vacinação contra a gripe vai até o da 26 de maio
Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra o vírus cai progressivamente.
Publicada em
Só 27,5 por cento das quase 55 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo para a vacinação de gripe receberam a imunização. A campanha nacional de vacinação começou no dia 17 de abril e vai até o dia 26 deste mês.
Os estados com menor cobertura são Piauí, Pará, Mato Grosso do Sul, Roraima e Alagoas. Já os estados com maior adesão à vacina foram Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Fazem parte do público alvo crianças de seis meses aos cinco anos; gestantes e puérperas; idosos; profissionais da saúde; povos indígenas; presos e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas ou que acometam a imunidade e professores de escolas públicas ou privadas.
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no país: A/H1Ni; A/H3N2 e influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, 60 milhões de doses já foram adquiridas. Dessas, 21,1 milhões já foram distribuídas aos estados.
Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, porque a imunidade contra o vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por frequentes mutações.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO