alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Câncer de cabeça e pescoço são raros e negligenciados

    Saiba mais sobre os sintomas e o diagnóstico desses tumores.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Hoje em dia, muito se fala sobre o câncer, seja de mama, intestino, colo do útero, de pulmão. Mas alguns tipos, bem menos comuns, acabam sendo negligenciados, como é o caso dos de cabeça e pescoço, que atingem apenas 6 por cento da população mundial.

    Na maior parte dos casos, estes tumores ocorrem em pele, boca, faringe, laringe ou tireoide, ocasionando feridas ou nódulos indolores. Estes sintomas, no início pouco preocupantes, acabam se intensificando até causar efeitos mais graves, como dor ou sangramento ao longe de semanas ou meses.

    Quando localizados na faringe e na laringe, é comum o desconforto na deglutição ou alteração da voz – que pode ficar mais rouca. O diagnóstico pode ser feito com facilidade, mas, na maior parte das vezes, os sintomas não são valorizados e o médico é procurado tardiamente, com a doença já em estágio avançado.

    E a maioria desses tumores, não fosse a desinformação, poderiam ser prevenidos, já que sua ocorrência está associada a fatores de risco ambientais. Exemplos são: exposição crônica ao sol (câncer de pele e lábio); consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e alimentação inadequada (câncer de boca, faringe e laringe); infecções por alguns tipos de vírus como EBV (câncer de nasofaringe) e HPV (câncer de orofaringe).

    Vários estudos mostram que não fumar, consumir poucas bebidas alcoólicas, ter uma boa alimentação, boa higiene oral e, se vacinar contra o HPV, pode evitar a ocorrência da doença. 

    Quando prevenidos, ou então tratados precocemente, cânceres têm grandes chances de cura e de reabilitação, seja através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou mesmo a combinação dos três. E, para que esse final feliz seja cada vez mais comum, é preciso mobilizar a população e estimular a adoção de hábitos saudáveis, além de alertar para a valorização de sintomas aparentemente simples e que persistam por mais de duas semanas.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. cancer de cabeca e pescoco sao
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.