alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Ciência diz que há quatro grandes tipos de personalidade

    Categorias se baseiam em traços distintos do caráter humano

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Um longo novo estudo, publicado na Nature Human Behavior e na Revista Time, forneceu evidências que mostram a existência de ao menos quatro tipos de personalidade: média, reservada, egocêntrica e modelo. Cada uma é baseada conforme as pessoas demonstram certos principais traços de caráter, incluindo neuroticismo, extroversão, abertura, amabilidade e consciência.

    O estudo foi feito por Luis Amaral, um professor de engenharia química e biológica da Universidade Northwestern e seu colega de pós-doutorado, Martin Gerlach, que analisaram cerca de 1.5 milhão de respostas de quatro diferentes enquetes sobre personalidades de distintos participantes, de variadas partes do mundo. Eles usaram um algaritimo para classificar as respostas em diversos grupos e descobriram esses quatro tipos de personalidades, que apareciam nos conjuntos de dados da pesquisa com certa frequência.

    Segundo Gerlach, muitas pessoas chegaram perto da personalidade média, que apresenta características, como: é razoavelmente amável e tem consciência; um pouco extrovertida e neurótica; mas não é um indivíduo tão aberto.

    Já, o egocêntrico apresentou pontuação abaixo da média em aspectos como abertura, amabilidade e consciência, porém, tiveram notas altas no que concerne à extroversão.

    Os reservados são razoavelmente estáveis em todos os domínios, exceto para a abertura e quanto ao neuroticismo, em ambos eles apresentaram pontuação baixa.

    O tipo modelo teve altos níveis de extroversão, agradabilidade e consciência, e baixos graus de neuroticismo.

    Uma informação interessante é que os traços da personalidade podem ir mudando de acordo com a idade. Um número considerável de jovens, por exemplo, se enquadra na categoria egocêntrica, enquanto as pessoas mais velhas e mulheres se encaixam no grupo modelo.

     

    1. Home
    2. noticias
    3. ciencia diz que ha quatro …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.