Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cientistas criam um cerebelo artificial

Tecnologia poderá afetar positivamente, por exemplo, áreas da medicina

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cientistas criam um cerebelo artificial"

Publicada em  

Segundo reportagem do jornal colombiano ‘‘El Espectador’’, pesquisadores italianos desenvolveram um modelo do cerebelo para estudar como funciona essa área do cérebro, que gera o reflexo de piscar e como ele é impactado em caso de doenças.

Com a criação da simulação informática do órgão mais complicado do corpo humano, o Projeto Cérebro Humano visa auxiliar campos como a medicina e a neurociência, para que possam avançar com maior facilidade. Cada ramo da iniciativa se concentra em uma parte do cérebro. CerebNEST é um programa relacionado ao Projeto Cérebro Humano, que foca no estudo da região do encéfalo associado com o movimento- o cerebelo.


Um dos pesquisadores da Itália por trás do CerebNEST é Alberto Antonietti, o profissional afirma que a ideia era reunir todo o conhecimento sobre o cerebelo, integrando-o em um modelo.

O modelo de cerebelo criado por CerebNEST é nutrido de tudo que já se sabe sobre o número de neurônios e a conectividade dessa área cerebral... Tudo isso graças à colaboração de outros especialistas, em neurofisiologia da Universidade de Pavia, na Itália.

Segundo o bioengenheiro, o grupo quer construir modelos computacionais do cerebelo com diferentes graus de complexidade e provar se funcionam da forma correta.

Estudo


A equipe recolheu dados de voluntários humanos relativos à piscada. Lembrando que o cerebelo é a parte do cérebro centrada em aprender essa associação.

Os participantes receberam um primeiro estímulo e depois de um tempo, um segundo. Se tratava de um estímulo que incomodava, como um pequeno sopro de ar no olho. A primeira vez, as pessoas fecharam os olhos diante dele, mas, após passarem pela situação dezenas de vezes, eram capazes de fechar os olhos antes para prevenir a moléstia. Isso foi possível, devido a um mecanismo direcionado pelo cerebelo.

O modelo de Antonetti mede três parâmetros relacionados a este mecanismo de plasticidade, que evolui de modo natural ao longo do processo de aprendizagem de uma pessoa. Os dados do experimento serviram para analisar quais parâmetros influenciam o comportamento e fazer com que o voluntário aprenda a evitar o estímulo irritante. Os resultados evidenciaram que as respostas do modelo e dos voluntários não foram muito diferentes.

Uso

O cerebelo artificial poderá ser utilizado para diversos fins, dentre eles: para reduzir os testes feitos com animais, pois poderiam ser realizados simulando a mesma rede neural com o modelo, e, também, auxiliar na medicina personalizada.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cientistas criam um cerebelo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.