Comer produz prazer duas vezes, aponta pesquisa
Anteriormente, se acreditava que isso acontecia apenas uma vez
Publicada em
O prazer gerado pelas refeições é mediado pelo hormônio dopamina, que o cérebro segrega em diferentes quantidades quando alguém se alimenta para recompensá-lo e propiciar que ele queira comer mais uma vez.
Agora, um estudo revelou que o cérebro libera duas descargas de dopamina quando o ser humano consome comidas, diferentemente do que a comunidade científica achava até então. As informações foram publicadas no jornal argentino ‘’Clarín’’.
A pesquisa feita com seres humanos por uma equipe do Instituto Max Planck para a Pesquisa do Metabolismo (Alemanha) descobriu que essa recompensa é em dobro. Então a dopamina não é segregada no cérebro somente uma vez, como se pensava, e sim são produzidas descargas desse neurotransmissor por duas vezes- a primeira ao colocar um pedaço do produto na boca e a segunda quando o item chega ao estômago.
Além disso, o grupo investigou por qual motivo quando um alimento é apetitoso, o indivíduo ingere a comida em quantidades superiores as necessárias, o que pode levar ao sobrepeso e a obesidade. Os resultados foram publicados na revista Cell Metabolism.
De acordo com um comunicado do autor Marc Tittgemeyer, foi usado uma nova técnica de tomografia, e assim, identificaram os picos de segregação de dopamina, e, também, as regiões cerebrais relacionadas a essas segregações.
SALA DE BATE PAPO