Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Comer produz prazer duas vezes, aponta pesquisa

Anteriormente, se acreditava que isso acontecia apenas uma vez

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Comer produz prazer duas vezes, aponta pesquisa"

Publicada em  

O prazer gerado pelas refeições é mediado pelo hormônio dopamina, que o cérebro segrega em diferentes quantidades quando alguém se alimenta para recompensá-lo e propiciar que ele queira comer mais uma vez.

Agora, um estudo revelou que o cérebro libera duas descargas de dopamina quando o ser humano consome comidas, diferentemente do que a comunidade científica achava até então. As informações foram publicadas no jornal argentino ‘’Clarín’’.

A pesquisa feita com seres humanos por uma equipe do Instituto Max Planck para a Pesquisa do Metabolismo (Alemanha) descobriu que essa recompensa é em dobro. Então a dopamina não é segregada no cérebro somente uma vez, como se pensava, e sim são produzidas descargas desse neurotransmissor por duas vezes- a primeira ao colocar um pedaço do produto na boca e a segunda quando o item chega ao estômago.

Além disso, o grupo investigou por qual motivo quando um alimento é apetitoso, o indivíduo ingere a comida em quantidades superiores as necessárias, o que pode levar ao sobrepeso e a obesidade. Os resultados foram publicados na revista Cell Metabolism.

De acordo com um comunicado do autor Marc Tittgemeyer, foi usado uma nova técnica de tomografia, e assim, identificaram os picos de segregação de dopamina, e, também, as regiões cerebrais relacionadas a essas segregações.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. comer produz prazer duas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.