Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça a dieta da saúde planetária

O modelo alimentar pode ser benéfico ao planeta e aos habitantes, e não retira a carne e os laticínios totalmente do cardápio

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Conheça a dieta da saúde planetária"

Publicada em  

Segundo publicação da rede BBC, cientistas, ao tentar encontrar um meio de alimentar mais 10 bilhões de pessoas nas próximas décadas, tendo em vista que a população mundial está crescendo, acabaram encontrando uma dieta que, segundo os pesquisadores, tem o potencial de salvar vidas, dando de comer aos indivíduos que vão surgir, sem ocasionar danos exorbitantes ao planeta.

Um detalhe interessante é que o modelo não exclui totalmente a carne e os laticínios. Porém, é necessário realizar uma grande modificação relativa ao tamanho das porções e se ater ao que realmente é colocado no prato.

No caso, para os adeptos da carne vermelha, não será necessário cortá-la completamente, e sim reduzir o seu consumo. Para aqueles que comem o item diariamente, será preciso ingerir apenas um hambúrguer por semana ou um bife grande por mês.

Ao seguir a dieta, é possível, também, consumir semanalmente certas porções de peixe e frango. Porém, a grande fonte de proteína está nas verduras e legumes.


Algumas das recomendações são: consumir nozes e uma boa porção de leguminosas diariamente, o que inclui feijões, grão de bico e lentilhas.

Outra indicação é: comer bastante frutas, verduras e legumes, que devem ser, basicamente, a metade de cada refeição.

Aliás, há mais uma restrição voltada agora aos "legumes ricos em amido", como batata e aipim.

Veja a dieta:

  1. Nozes - 50g por dia
  2. Feijão, grão de bico, lentilhas e outras leguminosas - 75g por dia
  3. Peixe - 28g por dia
  4. Ovos - 13g por dia (pouco mais de um por semana)
  5. Carne - 14g de carne vermelha por dia e 29g de frango por dia
  6. Carboidratos - 232g por dia de grãos integrais, como pão e arroz, e 50g por dia de legumes e verduras ricos em amido
  7. Laticínios - 250g, o equivalente a um copo de leite
  8. Legumes (300g) e frutas (200g)

A dieta permite consumir 31g de açúcar e cerca de 50g de óleos, como azeite.

Mas, você deve estar se perguntado como esse regime visa proteger as pessoas, propriamente?

De acordo com os pesquisadores, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas morram a cada ano em países desenvolvidos, em grande parte, por conta de enfermidades, como ataques cardíacos, derrames e certos tipos de câncer, todas essas doenças estão associadas a dietas não saudáveis. É aí que o modelo pode fazer a diferença...

Então, em resumo, a ideia dos cientistas é, de fato, conseguir prover recursos suficientes para alimentar a população, à medida que ela cresça, e ao mesmo tempo, visa beneficiar o meio ambiente. Conseguindo atenuar as emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelas mudanças climáticas, impedir a extinção de espécies, não ampliar as terras agrícolas e preservar a água.

Porém, somente essa medida ainda não é suficiente. Também, seria crucial, por exemplo, minimizar bastante o desperdício de comida.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca a dieta da saude …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.