Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça o superadobe

Material de construção impacta positivamente no ambiente e ainda é resistente a abalos sísmicos

Placeholder - loading - Recurso empregado na construção dessas casas pode salvar vidas. Crédito da imagem: Getty Images
Recurso empregado na construção dessas casas pode salvar vidas. Crédito da imagem: Getty Images

Publicada em  

Você já ouviu falar no superadobe, um material de construção sustentável e que, também, é resistente a terremotos? O item pode salvar vidas, segundo publicação da rede britânica BBC.

Ele é feito a partir de terra, não requer recursos externos e pode auxiliar quem vive em zonas sísmicas a ter mais segurança.

Desenvolvido pelo arquiteto iraniano-americano, Nader Khalili, o sistema de construção foi apresentado pela primeira vez em um evento, da Nasa, agência espacial americana, em 1984, que focava na difusão de ideais relativas à confecção de estruturas na Lua e em Marte, a partir de materiais disponíveis localmente.

O superadobe é fabricado com o uso da terra e de materiais orgânicos. A mistura é fortificada com cal, posteriormente, tudo é comprimido em sacos de polipropileno, que são empilhados uns sobre os outros - eles são separados a cada camada por arame farpado. Dessa forma, os sacos ficam firmes e isso cria as paredes da estrutura.

Casas construídas com a utilização do material são capazes de durar séculos, e o mais interessante é que essa é uma produção acessível, de baixo custo.

Nader Khalili se inspirou em residências antigas de regiões de clima extremo, como, por exemplo, levou em conta, os desertos do Oriente Médio.

Mas, será que realmente funciona, no caso de terremotos?

Depois do abalo sísmico de magnitude 7,2 no Nepal em 2015 e o furacão Maria em Porto Rico, os edifícios construídos com o superadobe permaneceram no lugar. Ou seja, já existem provas de que é possível suportar desastres naturais devastadores.

Aliás, hoje em dia, há várias residências de superadobe ao redor do mundo. E existem abrigos de emergência realizados com o item, como, também, casas luxuosas, ou seja, segue impactando de modo bem positivo na vida de diferentes classes sociais.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca o superadobe

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.